Português (Brasil)

Em homenagem a Rui Barbosa, Dia da Cultura é celebrado nesta terça-feira

Em homenagem a Rui Barbosa, Dia da Cultura é celebrado nesta terça-feira

Data de Publicação: 5 de novembro de 2024 11:22:00 Portal 14B: Em Santos Dumont, uma importante avenida do município leva o nome do jurista

Compartilhe este conteúdo:

 Por Redação...

Quem anda pelo Centro de Santos Dumont, certamente já passou pela Avenida Rui Barbosa. Mas a história por trás do nome do jurista baiano poucos conhecem. Jornalista, político, um dos grandes pensadores brasileiros, hoje, 5 de novembro, Rui Barbosa completaria 175 anos. A data marca também o Dia Nacional da Cultura.

Em 1907, ele representou o Brasil na Segunda Conferência Internacional da Paz, em Haia, na Holanda, e, já no final de sua vida, foi eleito juiz da Corte Internacional da Paz. Rui Barbosa também presidiu a Academia Brasileira de Letras após a morte de Machado de Assis. Atualmente, o seu acervo intelectual, biblioteca e móveis são administrados pela Fundação Casa de Rui Barbosa, órgão vinculado ao MinC.

Mas a história do jurista baiano que fez diferença na cultura e política traz alguns posicionamentos questionáveis, como despacho ordenando a destruição de documentos referentes à escravidão. Apesar das críticas, a historiadora Wlamyra Albuquerque explica que a estratégia política não afeta a memória e pluralidade de Rui Barbosa.

Desde 1970, 5 de novembro, aniversário de Rui Barbosa, é constituído por meio de lei federal como o Dia da Cultura.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, fez um pronunciamento oficial em rede nacional, na segunda-feira (4), em alusão ao Dia Nacional da Cultura.

A chefe da pasta destacou as políticas públicas implementadas pelo Governo Federal, como a recriação do próprio Ministério da Cultura e a aplicação do maior investimento da história no setor. A Política Nacional Aldir Blanc de Incentivo à Cultura prevê um investimento direto e contínuo de R$ 15 bilhões, até 2027, para estados e municípios. 

Fortalecer a diversidade cultural e apoiar os profissionais da área são prioridades da pasta. Nesse sentido, Margareth lembrou que foram repassados R$ 3,8 bilhões para todos os estados e 98% dos municípios, por meio da Lei Paulo Gustavo, com o objetivo de ajudar os trabalhadores do setor, que foram afetados pela pandemia. Também foram criadas linhas especiais de patrocínio nas periferias, na região Norte e nos territórios criativos.  

 

Fotos: Redes sociais / Peterson Escobar

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário