Português (Brasil)

Morre Frei Joel Postma, ícone da música litúrgica no Brasil, aos 95 anos

Morre Frei Joel Postma, ícone da música litúrgica no Brasil, aos 95 anos

Data de Publicação: 30 de outubro de 2024 11:22:00 Portal 14B: Natural da Holanda, religioso passou mais de 40 anos em Santos Dumont, deixando um legado na cidade

Compartilhe este conteúdo:

 Por Redação...

Faleceu nesta quarta-feira (30), Frei Joel Postma, aos 95 anos. A morte do religioso foi constatada às 5h19, no Convento São Francisco das Chagas, em Belo Horizonte. Frei Joel era um ícone importante da música litúrgica no Brasil.

Segundo informações de BH, o velório vai ter início às 15h, na Igreja São Francisco das Chagas, em Belo Horizonte. Às 19 horas, vai acontecer a Celebração do Ofício Divino das Comunidades, na Igreja São Francisco das Chagas, também na capital mineira. Já na quinta-feira (31), está programada, às 8h, a Celebração Eucarística, na Igreja São Francisco das Chagas, em BH, e às 10h, haverá a saída do féretro para a cidade de Santos Dumont.

Frei Joel dedicou grande parte da vida ao Seminário Seráfico Santo Antônio, em Santos Dumont. Na manhã desta quarta, Frei Adenilton Reis, atual Guardião e mestre do Seminário, comentou sobre partida do religioso.

“Frei Joel acreditava que a música não apenas enriquece a alma, mas também a cura, e por isso transmitia seu conhecimento com paciência e carinho, como quem semeia flores no coração. Hoje, silenciamos em luto, mas o som de suas canções ressoará para sempre em nossa memória e fé. Que Frei Joel descanse em paz, no abraço amoroso de Deus, onde sua voz encontra o repouso eterno na harmonia celeste”, disse Frei Adenilton. 

Frei Joel viveu mais de 40 anos em Santos Dumont e deixou um legado na cidade

O frade franciscano, nascido na Holanda em 8 de março de 1929 e pertencente à Ordem dos Frades Menores, foi ordenado presbítero em 11 de março de 1956. Diplomado no Instituto de Música Sacra, em Utrecht, concentrou suas atividades na área da música, especialmente da música litúrgica.

Veio em 1959 para o Brasil para compor a Província Santa Cruz. Instalou-se primeiramente em Divinópolis (MG), onde atuou como mestre de canto por cinco anos. Em 8 de abril de 1964, teve início a primeira passagem de Frei Joel por Santos Dumont, cidade em que permaneceu por vinte anos e trabalhou como professor de música, vigário do convento, professor de ginásio, diretor-adjunto de um colégio estadual, mestre de canto e liturgia, mestre dos formandos e vice-orientador dos aspirantes.

Foi Assessor de Música Litúrgica da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fixando residência em Brasília (DF), entre 1984 e 1997. Finalizado o seu trabalho na capital federal, retornou para o Seminário Seráfico Santo Antônio, de onde não saiu mais. Ao todo, foram 46 anos residindo em Santos Dumont.

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário