Morre Jair Antônio, primeiro prefeito de Ewbank da Câmara e ex-vereador de Santos Dumont
Portal 14B: Político foi uma das lideranças da emancipação da cidade e deixou um legado na educação local
Por Emylle Mattos estagiária sob a supervisão de Peterson Escobar...
Faleceu, nesta quinta-feira (24), aos 98 anos, Jair Antônio, primeiro prefeito de Ewbank da Câmara e ex-vereador de Santos Dumont.
O velório acontece no Salão da Prefeitura de Ewbank, desde as 7h desta quinta-feira. Já a celebração das exéquias ocorrerá às 15h, na Igreja de Santo Antônio, seguida pelo sepultamento no Cemitério Municipal.
História política
Jair foi uma liderança de grande relevância na política da região e desempenhou um papel crucial no movimento de emancipação de Ewbank da Câmara, atuando como secretário da comissão pró-emancipação. Com a independência do município, Jair Antônio foi eleito o primeiro prefeito de Ewbank, governando entre 1963 e 1967, junto a seu vice, Pedro da Silva Cunha.
Além de sua atuação política, Jair foi um dos responsáveis por dar início, ao lado de Antônio Macedo, ao movimento para a criação da Escola Estadual Antônio Macedo. Até então, a instituição existia como Grupo Escolar, conhecida como Escolas Reunidas de Ewbank da Câmara. A fundação da nova escola foi um marco para a educação local, reforçando o compromisso de Jair com o desenvolvimento da cidade.
Recentemente, Jair Antônio participou de uma entrevista em vídeo realizada por estudantes da Escola Estadual Antônio Macedo, onde compartilhou suas memórias e trajetória política. (veja o vídeo abaixo)
Fotos: Peterson Escobar