Vídeo: Inaugurada a sede da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Santos Dumont
Data de Publicação: 4 de outubro de 2024 14:14:00 Portal 14B: Local conta agora com maquinários, sala para treinamento, suporte administrativo e piscológico entre outras melhorias
Por Peterson Escobar - Repórter...
O dia 2 de outubro de 2024, sem dúvida, vai ficar marcado na vida de muita gente. Principalmente, para aqueles que lutam desde 2005 por melhores condições. Depois de anos de avanços, retrocessos, mas principalmente muita luta, foi inaugurada a sede da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Santos Dumont.
Fausto Aquino, presidente da associação, fez questão de agradecer a quem teve papel preponderante nesse objetivo.
"Na verdade, esse foi o principal ponto de virada da associação. Desde 2005, quando foi fundada, ela não recebeu nenhum tipo de recurso. A gente tem aqui associados que vieram dos antigos lixões de Santos Dumont, trabalham muito para sustentar suas famílias, com filhos doentes, e nunca tiveram esse olhar humanitário aqui pra dentro. O deputado, sem dúvida nenhuma, foi o pontapé inicial e a pessoa responsável por proporcionar dignidade e respeito a esses catadores que eles nunca tiveram", afirmou Fausto.
Luiz Fernando Faria, deputado federal e autor do repasse financeiro mencionado por Fausto, compareceu ao evento e também comentou sobre a inauguração da sede: "É com muito orgulho e muita satisfação que estamos aqui inaugurando esse espaço extremamente relevante, que está atendendo as pessoas que precisam, que são os catadores que nunca tiveram o carinho, o apoio do poder público. Então eu tive essa oportunidade agora num acordo que eu fiz com a Joseane Azevedo, secretária de Administração da Prefeitura, que repassou esse recurso que eu mandei pra cá e está atendendo. Ficou maravilhoso", declarou o parlamentar.
Além do espaço abarcar maquinários e proporcionar segurança, disponibiliza também uma estrutura que acima de tudo entrega dignidade aos trabalhadores com banheiros, cozinha, salas administrativas, sala para atendimento psicológico entre outros. São conquistas que possibilitam a associação a olhar com otimismo para o futuro.
"Existe um programa criado pela nossa administração que chama 'Voo sustentável', que inclui dois projetos. Um é a estruturação da sede junto com todo o cenário de material de conscientização com a população, a estruturação por meio de maquinários, ecopontos que vão ser destinados aos bairros, com os novos carrinhos de coleta e, principalmente, a estruturação da sede que vai proporcionar atendimento psicológico, suporte administrativo, treinamento, temos espaço agora para capacitar os catadores. Agora nós vamos lutar pela segunda etapa que é um convênio com a Prefeitura para a gente conseguir prestar serviços para o município", explicou Fausto.
Se a ideia é remodelar a visão ambiental da cidade, os primeiros passos estão sendo dados. Na parte superior da sede, foi instalado o chamado "Telhado verde", um dos primeiros do município. Essa é uma solução que utiliza recursos naturais na área de cobertura da edificação, ou seja, obras com telhado verde utilizam terra e plantas, em vez de telhas, concreto ou chapas. O objetivo do ecotelhado é trazer mais qualidade de vida, além de contribuir para a composição de estruturas mais sustentáveis.
Quem acompanhou o processo da associação até chegar na inauguração da sede, valoriza a conquista.
"É uma alegria ver esse espaço como ele está aqui hoje. Quando eles procuraram a Adesan para poder ajudar a reestruturar a Associação de Catadores, em 2015, a gente lutava com falta de recurso, falta de apoio do poder público. Se você não tiver visão, se não tiver apoio que o deputado deu, você não teria esse espaço. Quantas vezes eu vi o Sr. Carlinhos chorando na minha sala dizendo que ia morrer sem ver o sonho dele realizado. Tenho certeza, que de onde ele estiver hoje, ele está feliz de saber que os catadores conseguiram um espaço digno", comentou Sheila Naves, empresária e ex-integrante da Adesan.
Dona Ernestina, conhecida como "Rainha da Sucata", é catadora de materiais recicláveis no município há mais de 20 anos e se emocionou ao ver a inauguração da sede: "Hoje estou me sentindo emocionada, porque quem viu isso aqui antes não dava nada, a gente vem lutando, já fui presidente e o hoje o Fausto conseguiu", disse.
Fotos: Peterson Escobar
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|