Português (Brasil)

Projeto "Empatheia" promove inclusão e atendimento humanizado no comércio de Santos Dumont

Projeto "Empatheia" promove inclusão e atendimento humanizado no comércio de Santos Dumont

Data de Publicação: 6 de setembro de 2024 17:26:00 Portal 14B: Iniciativa da ACE/CDL visa criar multiplicadores no comércio para atender pessoas com transtornos do espectro autista

Compartilhe este conteúdo:

Por Peterson Escobar - Repórter...

 

Com o intuito de tornar o atendimento no comércio mais inclusivo e humanizado em Santos Dumont, a Associação Comercial e Empresarial (ACE) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) lançaram nesta sexta-feira (6) o projeto "Empatheia". A ideia é capacitar comerciantes e colaboradores para uma melhora no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências ocultas.

"A gente fala muito da acessibilidade, mas acho que a acessibilidade está voltada pra tudo, não só para cadeirantes, pessoas com déficit auditivo ou de visão. Temos hoje uma lei que determina a prioridade no atendimento para pessoas com TEA, mas como eu vou só priorizar o atendimento? Eu preciso conhecer mais esse transtorno, muitas vezes as famílias entram nos estabelecimentos e não querem ser só atendidas, elas querem ser acolhidas às vezes com um olhar", comentou Jaqueline Guilarducci, presidente da ACE.

O projeto tem a parceria do Sindicomércio, o apoio do PREPARA Cursos Profissionalizantes e Preparatórios para Concursos e vai contar com palestras ministradas pela psicopedagoga Luciana Campos do Nascimento Caetano, especialista em neurociência e aprendizagem. 

As inscrições para o curso podem ser feitas de 9 a 24 de setembro, na sede da ACE, no Centro, de segunda à sexta-feira, de 8h30 às 18h. Há também a possibilidade de realizar a inscrição de forma online. Clique aqui para acessar o formulário. O curso é gratuito para as empresas associadas. Já para os não associados, tem o valor de R$ 250,00. 

As aulas acontecerão de 25 de setembro até 30 de outubro, sempre às quartas-feiras, na sede da ACE.

Curso e selo "Empatheia"

O projeto "Empatei-a" foi estruturado em cinco módulos, abordando temas como a definição e desafios do autismo, o diagnóstico precoce, os direitos das pessoas com deficiência e a prática da empatia em situações do cotidiano comercial. As dinâmicas de grupo estimularão a reflexão entre os participantes sobre como oferecer um atendimento mais acolhedor.

Os estabelecimentos e empresas que concluírem a capacitação receberão o selo "Empatheia", um símbolo de que estão preparados para oferecer um atendimento diferenciado e humanizado. Esse selo é um diferencial, promovendo a visibilidade dos locais que se comprometem com a inclusão e respeito à diversidade em nossa sociedade.

 

Fotos: Peterson Escobar

Compartilhe este conteúdo:

  1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Melhor jornal da cidade ??