Português (Brasil)

Aproximadamente 150 animais devem ser atendidos pelo castramóvel em Santos Dumont até sábado

Aproximadamente 150 animais devem ser atendidos pelo castramóvel em Santos Dumont até sábado

Data de Publicação: 5 de julho de 2024 14:30:00 Portal 14B: Cerca de 50 cães e gatos são operados por dia. Prefeito Betinho esteve no local nesta sexta-feira (5)

Compartilhe este conteúdo:

 Por Isabella Sad - Repórter...

 

Aproximadamente 150 animais entre cãe gatos devem ser castrados de forma gratuita até este sábado (6), em Santos Dumont. A carreta do castramóvel, onde estão sendo realizados os procedimentos desde quinta-feira (4), é da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paraibuna (Ampar) e está estacionada na Praça da Estação, no Centro.

"Desde meu primeiro ano de governo eu sempre disse na minha campanha que viria o castramóvel na cidade, porque fica muito caro e as pessoas não conseguem castrar as criações. A gente trouxe isso para Santos Dumont como prometi trazer", declarou o prefeito Betinho, durante visita ao local nesta sexta-feira (5).

Conforme a Prefeitura, cerca de 50 animais são operados por dia, a partir da 7h. Dentre os pets cadastrados que passarão pela cirurgia, 60% são gatos e 40% cachorros.

Procedimento cirúrgico

Segundo Gabriel Matias Gonçalves, coordenador de projetos da Ampar, as castrações de cães e gatos são simples e geralmente rápidas de serem realizadas. Após a pesagem, entre a aplicação da anestesia e a cirurgia, o procedimento é concluído em 10 ou 15 minutos.

"Por causa das intercorrências, o animal pode chegar lá e ter piometra (infecçãono útero), aí tem que realizar todos os cuidados piometra para depois realizar a castração em si, então vai depender do tanto de intercorrências que têm no animal", explicou.

Gabriel conta que após a operação, o animal ainda fica no castramóvel até que comece a despertar dos efeitos da anestesia, o que pode acontecer até 1h30 depois da operação, quando ele é liberado para o tutor.

"A gente sempre entrega uma ficha de pré e pós-operatório dos cuidados que tem que tomar. Nesses dias de frio a gente tem que tomar mais cuidado, porque quando se aplica a anestesia no animal a temperatura já tende a diminuir, então tem que deixar sempre o animalzinho em um lugar mais quente e evitar de deixar eles em locais altos, porque ele pode cair e pode ter a aberturas dos pontos", informa o profissional.

Ainda de acordo com o coordenador de projetos da Ampar, a recuperação dos pets depois do procedimento é de sete a dez dias, para eles estarem quase 100%, mas às vezes a recuperação total pode chegar até 15 dias.

Castramóvel deve retornar à cidade mais duas vezes este ano

Os tutores que não conseguiram uma vaga no castramóvel de julho, podem ter mais duas oportunidades até o final do ano. Segundo a Secretaria de Saúde, o serviço deve estar disponível novamente para a população em breve.

"A Ampar vai voltar mais dois meses aqui em Santos Dumont, então nós vamos totalizar 450 castrações no ano de 2024", disse Cláudia Paschoal, secretária de Saúde.

Fotos: Isabella Sad

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário