Português (Brasil)

Vídeo: confusão é registrada no Presídio de Santos Dumont

Vídeo: confusão é registrada no Presídio de Santos Dumont

Data de Publicação: 12 de junho de 2024 15:43:00 Portal 14B: Agentes fazem uso de disparo não letal, spray de pimenta e granada de efeito moral para controlar situação, na noite dessa terça-feira (11)

Compartilhe este conteúdo:

Por Peterson Escobar - Repórter...


Na noite dessa terça-feira (11), os policiais penais precisaram utilizar spray de pimenta e munição de menor potencial ofensivo, além de granadas de efeito moral para conter os detentos no Presídio de Santos Dumont. 

Em dado momento, os presos teriam chutado as grades do sistema prisional. A situação foi classificada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG) como "subversão da ordem", ou seja, "situação na qual o controle da unidade não é perdido pelos policiais penais e os eventos são controlados de forma rápida", informou a secretaria. 

A notícia rapidamente se espalhou e familiares dos detentos foram até o local, onde denunciaram que os presos estariam sofrendo agressões pelos agentes penitenciários.  De fora da unidade, alguns parentes dos presos registraram em vídeo parte da movimentação. Em uma das gravações, é possível ver um dos detentos saindo algemado e sendo conduzido para dentro de um veículo da Polícia Penal. 

De acodo com a Sejusp, cinco custodiados foram levados para atendimento na rede pública de saúde e já retornaram para a unidade. A direção do presídio abriu um procedimento interno para apurar as circunstâncias da ocorrência e possíveis danos ao patrimônio público.

"Os presos envolvidos na situação, após identificados, passarão pelo Conselho Disciplinar da unidade e poderão sofrer sanções administrativas", informou a secretaria. 

A Polícia Militar de Minas gerais (PMMG) informou que prestou apoio no hospital para evitar possível aglomeração de familiares e curiosos. 

Protesto marcado para esta quarta-feira

Familiares informaram ao Portal 14B que nesta quarta-feira (12) irão até o fórum fazer um protesto para chamar a atenção sobre as condições dos detentos no presídio da cidade.

"Já pedi a todas as mães, vamos dar a mão uma à outra, vamos na porta do fórum fazer um protesto pedindo pra falar com a juíza, ir nos direitos humanos denunciar o que acontece nesse presídio. É só aqui em Santos Dumont que tem isso, eu já estive presa dois meses em Juiz de Fora, não teve isso. Já fiquei presa em Barbacena nove meses, não é desse jeito que é aqui. Em Santos Dumont não está tendo lei, a lei é os agentes que fazem", disse uma mãe que preferiu não se identificar. 

Os familiares alegam constragimento e também relataram sumiço de pertences durante as visitas aos detentos na unidade prisional.

Entenda a diferença entre subversão da ordem, motim e rebelião 

A Sejusp divide as situações ocorridas nos presídios em três cenários diferentes. Confira:

Subversão da ordem:  situação na qual o controle da unidade não é perdido pelos policiais penais e os eventos são controlados de forma rápida.

Motim: se dá quando a situação sai do controle e os presos saem da cela e tomam o pátio.

Rebelião: acontece quando, além do exposto anteriormente, há reféns, pessoas feridas e confronto com os policiais penais ou forças de segurança.

 

Fotos: Reprodução

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário