Português (Brasil)

Vídeo: sandumonense Túlio Lorenzo representa o Brasil em torneio mundial de pizza na Itália

Vídeo: sandumonense Túlio Lorenzo representa o Brasil em torneio mundial de pizza na Itália

Data de Publicação: 10 de junho de 2024 21:49:00 Portal 14B: Pizzaiolo levou para Parma-ITA a ousadia brasileira da pizza Gaetani e falou sobre a experiência de estar entre os melhores do mundo

Compartilhe este conteúdo:

Por Peterson Escobar - Repórter...

Fermentação, cozimento correto, sabor, aroma, esses são alguns dos critérios que compõem uma boa pizza. E não é exagero dizer que uma das melhores do mundo está aqui em Minas Gerais, mais precisamente em Santos Dumont. Proprietário do Cap Jack o chef Túlio Lorenzo foi um dos brasileiros a representar o país lá na europa no torneio mundial de pizza. 

"É a realização de um sonho, não só um sonho meu particular, mas um sonho familiar, um sonho que foi plantado lá atrás com meu pai, que era o sonho dele de participar de uma final de campeonato mundial e infelizmente ele não pôde participar, mas deixou uma raiz forte, ela teve fruto, e eu consegui representar a nossa cidade Santos Dumont, o nosso estado e o nosso país junto com a seleção brasileira de pizzaiolos no maior campeonato de pizza do mundo. Existe o campeonato nos EUA que é em Las Vegas, mas o campeonato mundial em Parma, na Itália, é o que realmente diferencia os profissionais", conta Túlio.

O campeonato é dividido em modalidades e o sandumonense participou da categoria clássica italiana, uma das mais disputadas. Nela, a massa, o blend, a fermentação e o recheio são livres e foi aí que o brasileiro mostrou talento e ousou diante dos jurados e competidores. A chamada pizza Gaetani teve uma origem inusitada, inspirada no saudoso Martinho Caetano, pai do Túlio. A pizza veio em um sonho do pizzaiolo. 

E claro que a iguaria apresentada aos mestres na Itália, está no cardápio do Cap Jack em Santos Dumont e também na ponta da língua do chef.

"É uma base de uma massa de longa fermentação, ela vem com uma passata di pomodoro italiano rústico onde eu reduzo esse tomate italiano na manteiga pra que ele acure bem com manjericão por cima, no meio desse molho. A gente vem com uma mussarela fiore di latte, que é uma mussarela que não é maturata, mais fresca, quando você aperta sai leite dessa mussarela, ela é bem branquinha, difere da búffala mas a aparência é igual. Trabalhei também lâminas de bacon aqui no Brasil, mas na Itália eu usei pancetta - que é bacon da barriga - e depois finalizando a frio a gente vem com melado de cana, onde eu esmago a castanha de caju e jogo aquela farofa pra dar crocância da pizza, finalizo com raspa de limão siciliano pra quebrar o doce, finalizando com o queijo canastra defumado que eu leivei daqui", explica Túlio. 

O time brasileiro voltou pra casa com o troféu fair play na bagagem e certamente com experiência e história pra vida inteira e, acima de tudo, muito orgulho do trabalho feito aqui no Brasil.

 

Foto: Reprodução

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário