Mutirão "Esse é Meu Nome" retifica nome e gênero de pessoas trans e travestis em Santos Dumont
Data de Publicação: 4 de junho de 2024 16:53:00 Portal 14B: Ação é promovida pela Defensoria Pública de Minas Gerais e pode ser realizada por pessoas acima de 18 anos até o dia 28 de junho
Por Redação...
Durante o mês de junho a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), com o intuito de garantir o direito à identidade e à personalidade das pessoas transgênero, vai promover o mutirão "Esse é Meu Nome – Retificação de Nome e Gênero de Pessoas Transexuais e Travestis”. Esta é a primeira vez que a iniciativa é realizada em âmbito estadual.
Em Santos Dumont, a DPMG fica localizada na Rua Afonso Pena, nº 365, no Centro, e funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 12h. O telefone para contato em caso de dúvidas é 3142-0628.
Segundo o DPMG, a retificação é uma forma de garantir cidadania, inclusão social e resgate da autoestima a este público. Durante o mutirão serão fornecidas orientações jurídicas e atendimentos necessários para a retificação de nome e gênero, que será feita gratuitamente.
O mutirão será realizado até o dia 28 de junho para pessoas acima de 18 anos.
Como funciona o processo?
Após o cadastro prévio, avaliação econômica e de vulnerabilidade das pessoas inscritas, além de reunião de todos os documentos necessários, a DPMG tomará as providências junto ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) ou ao cartório de registro civil, conforme o caso, para possibilitar a retificação do nome e gênero nos documentos na certidão de nascimento e de casamento.
Quais documentos tem que levar?
- RG;
- CPF;
- Título de eleitor;
- Comprovante de endereço;
Foto: Isabella Sad
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|