Primeiro voo da história do Brasil não foi realizado por Santos Dumont
Primeiro voo da história do Brasil não foi realizado por Santos Dumont
Data de Publicação: 31 de maio de 2024 15:03:00
Portal 14B: Um aviador espanhol realizou o primeiro voo da história do Brasil, em Osasco, no dia 7 de janeiro de 1910
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Por Redação...
O brasileiro Santos Dumont entrou para a história ao realizar, em 1906, o primeiro voo com o avião 14-Bis em Paris, na França. No entanto, este não foi o primeiro voo realizado na história do Brasil e da América Latina.
Voo aconteceu em Osasco
Na manhã de 7 de janeiro de 1910, após uma série de testes, o aviador espanhol Dimitri Sensaud de Lavaud decolou um avião da região onde hoje fica a cidade de Osasco, em São Paulo. O local ficava próximo ao Chalé Brícola, onde a família de Lavaud morava. Atualmente, o local abriga um museu com o nome do inventor.
Em poucos instantes, o avião cruzou a atual avenida dos Autonomistas, no centro da cidade. Após correr 70 metros, a aeronave saiu do chão, e percorreu 103 metros em seis segundos a uma altura entre dois e quatro metros acima do chão.
Apesar de o motor ter sido testado por duas horas ininterruptas antes do voo, ele parou repentinamente, causando a queda do avião. Durante o pouso forçado, uma roda foi quebrada. Lavaud conseguiu sair da aeronave e foi aplaudido por quem estava testemunhando o voo.
Os testes foram interrompidos após o acidente, mas isso foi suficiente para registrar o marco do primeiro voo realizado no Brasil e na América Latina. A aeronave acabou sendo vendida nos anos seguintes e foi destruída em um novo acidente.
Uma réplica do avião ficou em exposição no Museu Asas de um Sonho/TAM, em São Carlos (SP), até o seu fechamento em 2016. As informações são do UOL.
Características do avião
A aeronave foi desenvolvida pelo próprio Lavaud, com o auxílio do mecânico Lourenço Pelegatti, e recebeu o nome São Paulo.
O avião foi inspirado no monomotor francês Blériot e podia atingir uma velocidade de 54 km/h.
O modelo tinha 10,2 metros de comprimento e 10 metros de largura.
O peso total, incluindo o piloto, era de 260 kg.
O tanque tinha capacidade para 25 litros de combustível e a estrutura da aeronave era feita de peroba e pinho.
Já as asas eram feitas com tecido à base de algodão.
O motor, construído completamente no Brasil, pesava 25 kg e atingia 1.200 rotações por minuto.
Fotos: Museu Asas de um Sonho - TAM / Acervo/Museu Lavaud
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