Português (Brasil)

Oficinas do projeto “Meninas Curiosas, Mulheres do Futuro” instigam busca por profissões com baixa representatividade feminina

Oficinas do projeto “Meninas Curiosas, Mulheres do Futuro” instigam busca por profissões com baixa representatividade feminina

Data de Publicação: 27 de maio de 2024 17:36:00 Portal 14B: Por meio de teatro e oficinas, a ação tem como objetivo despertar a curiosidade e incentivar meninas a ingressarem em carreiras com baixa representatividade feminina

Compartilhe este conteúdo:

 Por Isabella Sad - Repórter...

 

Começou em Santos Dumont, nesta segunda-feira (27), a expedição "Meninas Curiosas, Mulheres do Futuro", uma iniciativa do projeto Força Meninas, que traz a "Carreta Steam Girls" através da parceria entre a Fundação ArcelorMittal e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Por meio de teatro e oficinas voltadas ao empoderamento das mulheres, a ação tem como objetivo despertar a curiosidade e incentivar meninas a ingressarem em carreiras com baixa representatividade feminina, como as ligadas à tecnologia, engenharia, arte e matemática.

Para instigar a busca por profissões destas áreas, as crianças passam por dinâmicas. A primeira é transmitir em uma palavra ou frase pequena: o que eles fariam para mudar o mundo?

"A gente consegue ver a diferença social de cada um, pelo que eles escrevem na lousa. Depois eles conseguem vislumbrar uma imagem  feita por uma inteligência artificial para poderem se interessar pelo assunto, talvez até mesmo gerar uma profissão no futuro", explica Jasmyn Lima, líder das monitoras da "Carreta Steam Girls".

Conforme Jasmyn, a terceira etapa da dinâmica consiste em uma oficina em que eles direcionam os pensamentos das crianças com perguntas como: 'O que me faz pensar?'. Os pequenos marcam com fita a resposta que mais se identificam. Ao todo, são cinco questionamentos.

"A partir disso a gente consegue ver o que eles pensam de fato. A essência do jovem, para poder descobrir como que está a sociedade", afirma a monitora. 

Já na última atividade, as crianças passam por uma vivência através dos óculos de realidade virtual no espaço, como se fossem astronautas. 

"Mostra como entrar na nave, como conseguem ver as estrelas, a terra lá de cima, para de fato despertar o interesse em uma profissão como: astronauta, cientista, até quem pilota toda aquela nave", conclui Jasmyn.

A "Carreta Steam Girls" ficará na cidade até quarta-feira (29), na Rua Maquinista João Mendes, com sessões diárias às 8h, 10h, 13h30 e 15h30. As visitas das escolas são agendadas.

 

 

Foto: Isabella Sad

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário