Português (Brasil)

Vídeo: Prefeitura avança para implementar municipalização do trânsito em Santos Dumont

Vídeo: Prefeitura avança para implementar municipalização do trânsito em Santos Dumont

Data de Publicação: 27 de maio de 2024 11:37:00 Portal 14B: Contrato com empresa especializada em assessoria em mobilidade urbana foi assinado nessa semana no gabinete do prefeito Betinho

Compartilhe este conteúdo:

Por Peterson Escobar - Repórter... 

Certamente, você tem alguma crítica a fazer sobre o trânsito de Santos Dumont. Seja o fluxo tumultuado em horário de pico, a falta de vagas para estacionar, sinalizações confusas e por aí vai. 

A solução parece estar mais perto. Nessa semana, a Prefeitura firmou contrato com uma empresa especializada em assessoria em mobilidade urbana. O objetivo é dar os primeiros passos com intuito de implementar a municipalização do trânsito.  

"A municipalização do trânsito é um processo legal, administrativo e técnico que o município vai ter as competências para cuidar e gerir o trânsito em questão de engenharia, de educação no trânsito, questão de estatísticas e fiscalização também. Então é o primeiro processo que estamos tendo aqui, teremos que fazer o contrato com outras empresas em termos de convênio com o CET, com Prodemge com outras empresas de processamento de dados", disse Gerson Ferreira, assessor de trânsito. 

Apartir de agora será iniciada a inserção do município junto aos órgãos estaduais e federais, como o Conselho Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Cetran-MG) e com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Passada a parte burocrática, a ideia é que um cenário de possibilidades seja aberto. 

"A gente vai ter as demarcações das vagas, a gente vai poder colocar semáfoto, poder trabalhar em parceria com o convênio da Polícia Militar, vamos poder fazer o rotativo. A gente vai poder arrecadar verbas para a Secretaria de Trânsito pra poder investir no próprio trânsito", afirmou Ariane Oliveira, secretária municipal de Transportes e Trânsito.

Gerson explica de onde pode vir essa arrecadação citada pela secretária.  

"Hoje a a rrecadação de todas as multas aqui no município vão para o estado. A partir do momento que você faz a municipalização e chama pra si essas competências, 100% do valor arrecadado das multas fica no município. A fiscalização continua com a PM através de convênio, então não muda essa parte de fiscalização", explicou o assessor.

A missão é difícil, mas o intuito é que o trânsito fique mais organizado.

 

Foto: Reprodução

Compartilhe este conteúdo:

  1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Isso vai e virar máfia de multas , igual tantas outras cidades mineiras .