Português (Brasil)

Sinal 5G começa funcionar em Santos Dumont a partir desta segunda-feira

Sinal 5G começa funcionar em Santos Dumont a partir desta segunda-feira

Data de Publicação: 24 de maio de 2024 10:49:00 Portal 14B: Conforme a Anatel, a disponibilidade imediata do 5G para todos os moradores depende de fatores como a implementação das operadoras e a compatibilidade dos celulares com a nova tecnologia

Compartilhe este conteúdo:

 Por Redação...

A partir desta próxima segunda-feira (27), a faixa do sinal de 5G será liberada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para mais três cidades mineiras, são elas: Leopoldina, Santos Dumont e Visconde do Rio Branco. 

No entanto, a disponibilidade imediata para todos os moradores depende de fatores como a implementação das operadoras e a compatibilidade dos celulares com a nova tecnologia. A Anatel mantém uma lista atualizada de aparelhos compatíveis e no caso do iPhone, apenas modelos a partir do SE suportam o 5G. Veja a lista completa, clicando aqui.

Com essa nova liberação do sinal de 5G, Minas Gerais terá 436 dos seus 853 municípios cobertos pela tecnologia, conforme informações do painel da Anatel. Já no Brasil, o novo sinal estará disponível em 4.134 cidades brasileiras, o que cobre aproximadamente 88,6% da população do país, o equivalente a pouco mais de 189 milhões de pessoas.

Troca de antenas e benefícios da tecnologia

Para que as cidades recebam o 5G, é necessária a substituição das antenas parabólicas de TV aberta, que podem interferir no sinal. Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar a troca gratuitamente pelo programa Siga Antenado.

Segundo a Anatel, a chegada do 5G representa um avanço significativo na tecnologia de redes móveis, sucedendo o 4G. Além de permitir uma navegação mais rápida em smartphones, o 5G abre caminho para aplicações avançadas como a Internet das Coisas (IoT), que possibilita a conexão entre objetos pela internet e o compartilhamento de informações em tempo real. 

Exemplos futuros incluem o controle de veículos autônomos. No presente, o consumidor pode esperar uma experiência aprimorada para baixar e assistir a vídeos.

 

Fotos: James Yarema/Unsplash / Reprodução Anatel

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário