Reunião pretende levantar nomes de candidatos para compor Conselho de Política Cultural de Santos Dumont
Data de Publicação: 18 de abril de 2024 19:10:00 Portal 14B: Encontro está marcado para ser realizado às 20h de terça-feira (23), na sede da Associação Comercial
Por Isabella Sad - Repórter...
Será realizado na próxima terça-feira (23), a partir das 20h, na sede da Associação Comercial Empresarial (ACE), uma reunião marcada pelo Fórum da Cultura de Santos Dumont com o objetivo de levantar nomes de candidatos habilitados que possam compor o Conselho de Política Cultural do município.
Os candidatos serão apontados conforme as atuações nas seguintes áreas culturais:
- Área musical
- Setor literário
- Setor audiovisual
- Danças
- Artes plásticas
- Artes cênicas
Segundo Tiago Guimarães, presidente da Associação Ação em Movimento Artístico de Santos Dumont (AMA), a reunião é fruto do movimento artístico chamado Viva a Cultura Local (VCL) promovido nos dias 09 e 16 de abril, em que foi convocada toda classe artística e gestores para discutir políticas públicas culturais da cidade.
"A segunda reunião da VCL dia 16/04 contou com a presença da secretária de Educação, Bárbara, que autorizou a realização do Fórum de Cultura no dia 23/04 e a Conferência de Cultura para o dia 30/04. No dia 23, cada área cultural descrita no sistema municipal de cultura (nova redação 2018), levantará nomes que poderão se apresentar na conferência cultural dia 30 e tomar posse na formação de um novo Conselho de política cultural", explicou Tiago.
Para Aline Barbosa, que é fotografa e participa ativamente das discussões sobre o tema, a criação do conselho possibilitará o fomento da área cultural na cidade, principalmente, através dos recursos disponibilizados pela Lei Paulo Gustavo e pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
"Estamos atrasados em tudo, a Lei Paulo Gustavo não foi executada ainda e agora além dessa execução acumularam também a execução da PNAB, que garante recursos pelos próximos cinco anos a estados e municípios que a aderiram" disse.
Ainda de acordo com Aline, nesse primeiro momento, a orientação é que o município se adeque para receber o recurso nos próximos anos.
"Nunca houve um edital cultural com recursos municipais, mesmo a LOA prevendo R$ 46.000.000 para a Educação. Nesse momento a sociedade civil está se dispondo a ajudar o município na construção do CPF cultural, para que se adeque e possa exercer as políticas de fomento que estão sendo executadas em todo país", concluiu.
Fotos: Marco Evangelista Simone Moreira
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|