Português (Brasil)

Dia do desenhista: da inspiração renascentista aos traços do realismo, conheça Karyne Cecília

Dia do desenhista: da inspiração renascentista aos traços do realismo, conheça Karyne Cecília

Portal 14B: Artista sandumonense se destaca por desenhos realistas e acredita na transformação de Santos Dumont em um polo de expressão artística e cultural

Compartilhe este conteúdo:

 Por Peterson Escobar - Repórter...

Criatividade, técnica e paixão são alguns dos atributos que fazem de Karyne Cecília uma das referências em Santos Dumont quando o assunto é desenho. Nessa segunda-feira (15), foi celebrado o Dia Mundial do Desenhista, em homenagem ao nascimento de Leonardo da Vinci, um dos artistas mais conhecidos da história e, claro, uma das inspirações de Karyne.

A sandumonense, de 24 anos, conta que a paixão pelo desenho surgiu desde a infância, influenciada pelo ambiente familiar. 

"Encontrei no desenho e na arte não apenas um hobby, mas uma paixão que me acompanha enquanto fui aprendendo de forma autodidata, sozinha na prática", conta Karyne, que aos 14 anos começou a aceitar encomendas de desenhos e dar os primeiros traços na carreira profissional.

O realismo, caracterizado por sombreamentos, degradês e fidelidade, é uma das especialidades da artista, formada em artes e design, na Universidade Federal de Juiz de Fora. "Sou inspirada a desenhar pelo desafio de alcançar meu máximo realismo no papel, sentindo-me em calma e exercitando minha mente enquanto pratico e estudo. Minha escolha pela arte do realismo como profissão foi natural, pois desde jovem sempre tive uma afinidade e preferência pela técnica, muito por admiração pelos artistas do Renascimento. Acredito que ser artista é uma vocação intrínseca e, ao longo dos anos, tenho me dedicado a praticar e aprimorar minhas habilidades nessa área", conta.

Além de Leonardo da Vinci, Michelangelo e Frida Kahlo, Karyne tem como referências também artistas contemporâneos como Charles Laveso, Leanne Bishop e Arianne Jeri, conhecidos por produções realistas e por abordarem questões políticas e sociais em suas obras. 

Atualmente, a sandumonense tem no desenho sua principal fonte de renda, trabalhando também com pinturas e obras digitais e manuais. No entanto, Karyne explica que tanto ela quanto outros artistas em Santos Dumont encontram diversos obstáculos e desafios em busca da valorização e oportunidades de trabalho.

"Apesar do cenário histórico-cultural rico da cidade, a falta de reconhecimento e infraestrutura, como espaços em museus, exposições, galerias e cursos acessíveis, dificulta o desenvolvimento profissional de nós artistas. Por isso, o desenho vai além de linhas e cores para mim. Tenho um propósito maior: transmitir mensagens de compaixão pelos animais, promovendo o veganismo através da arte, além de lutar pela valorização da nossa cidade, proporcionando oportunidades para todos os artistas locais crescerem juntos", afirma. 

Apesar das eventuais intempéries, Karyne afirma que é preciso ter persistência para seguir na profissão. Para quem deseja traçar trajetória parecida com a da artista, aprimoramento e prática constante são atitudes fundamentais para construir uma carreira na área.

"Acreditar na própria evolução é fundamental, pois nem tudo depende apenas de talento inato. As artes também são fruto de prática e estudo, utilizando todos os recursos ao seu alcance para melhorar. Nunca deixe de acreditar no seu potencial. Vamos transformar Santos Dumont em um polo de expressão artística e cultural", finaliza.

 

Fotos: Arquivo pessoal

Compartilhe este conteúdo: