Quem foi Clodesmidt Riani que faleceu aos 103 anos
Data de Publicação: 10 de abril de 2024 17:06:00 Portal 14B: Ex-deputado de Minas Gerais teve atuação protagonista no cenário político e sindical do país durante as décadas de 1950 e 1960, tornando-se um ícone do movimento de trabalhadores
Por Agência Brasil e Jusbrasil...
Considerado uma das lideranças sindicais brasileiras mais importantes do século XX, Clodesmidt Riani morreu na quinta-feira (4) da última semana, em Juiz de Fora, aos 103 anos, por agravamento de uma insuficiência renal. Ele ficou internado por cerca de 15 dias antes de falecer.
Clodesmidt teve atuação protagonista no cenário político e sindical do país durante as décadas de 1950 e 1960, tornando-se um ícone do movimento de trabalhadores. Ele também foi ex-líder sindical e ex-deputado pelo estado de Minas Gerais.
Filho de Orlando Riani, operário e sindicalista, e de dona Maria, Clodesmidt nasceu em Rio Casca. Casou-se com Norma Geralda Riani, em 4 de setembro de 1941, com quem teve 10 filhos. Ele iniciou sua jornada como líder sindical em Juiz de Fora, onde se destacou como representante dos trabalhadores da antiga Companhia Mineira de Eletricidade.
Riani também foi representante do Brasil na Organização Internacional do Trabalho (OIT) e atuou na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI). Foi justamente durante sua presidência à frente do Comando Geral dos Trabalhadores, equivalente a uma central sindical nacional da época, que o país sofreu um golpe militar, em março de 1964 - há exatos 60 anos - derrubando o governo democrático de João Goulart e iniciando uma ditadura que duraria 21 anos.
O ex-deputado foi cassado nessa época, preso e torturado por liderar a maior greve geral da história do Brasil, contra a ditadura militar, durante a tentativa de golpe de estado, pelo AI-1. Após a anistia, voltou à vida sindical e se elegeu novamente deputado estadual.
Amigo e conselheiro do presidente da República João Goulart, Clodesmidt Riani representou o Brasil em conferências internacionais do trabalho, foi peça chave na criação do décimo terceiro salário e também foi presidente do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT).
Após seu falecimento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva postou uma nota de pesar, na tarde de sexta-feira (05).
"Soube, com pesar, do falecimento do companheiro e líder sindical Clodesmidt Riani aos 103 anos. Clodesmidt foi deputado estadual por Minas Gerais, perseguido e teve seu mandato cassado pela ditadura. Ele foi líder do Comando Geral dos Trabalhadores que protagonizou a conquista do 13° salário, sendo grande referência na luta por direitos dos trabalhadores e da democracia. Meus sentimentos aos familiares, amigos e companheiros de luta de Clodesmidt Riani", escreveu Lula.
Foto: Alair Vieira
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|