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Leilão da BR-040 recebe quatro propostas; CCR, EPR e Azevedo Travassos são apontadas como ofertantes

Leilão da BR-040 recebe quatro propostas; CCR, EPR e Azevedo Travassos são apontadas como ofertantes

Portal 14B: Estão previstos R$ 5 bilhões em obras e custos operacionais de R$3,53 bilhões

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Por Valor Econômico 

O leilão da BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, atraiu o interesse de pelo menos quatro grupos. Segundo fontes do mercado, deverão disputar a concessão a CCR, a EPR (formada por Equipav e Perfin), um consórcio liderado pela Azevedo & Travassos e outro chamado Vetor Norte. A entrega de propostas foi realizada na segunda (8).

A concorrência deverá ser realizada nesta quinta-feira (11). Na disputa, vencerá o grupo que oferecer o maior desconto sobre a tarifa de pedágio. Ao todo, estão previstos R$ 5 bilhões em obras, além de custos operacionais estimados em R$ 3,53 bilhões, nos 30 anos de contrato.

Procurada, a CCR confirmou que disputará o leilão. A EPR afirmou que “tem como disciplina avaliar as oportunidades do setor”. A Azevedo e Travassos não se manifestou até a conclusão deste texto. A reportagem não conseguiu contato com a Vetor Norte.

Uma surpresa foi a ausência da Ecorodovias na disputa, já que a operadora vinha estudando ativamente o contrato, segundo analistas que acompanham o projeto de perto. A leitura do mercado é que a empresa irá concentrar seus esforços no leilão da Parceria Público-Privada (PPP) do Lote Litoral Paulista, que será realizado na próxima terça (16). A licitação do governo de São Paulo prevê outros R$ 4,3 bilhões em investimentos. A avaliação é que o grupo tem forte incentivo em conquistar a nova concessão, cuja demanda concorre em parte com o sistema rodoviário Anchieta-Imigrantes, que conecta a capital paulista ao litoral, e que já é controlado pelo grupo.

A participação da CCR e da EPR no leilão já era esperada. A EPR opera três concessões estaduais de rodovias em Minas Gerais, conquistadas recentemente, o que favorece o interesse em uma estrada na mesma região.

Já os dois outros consórcios — o da Azevedo e Travassos e o Vetor Norte — são uma novidade para o setor. A Azevedo e Travassos é uma tradicional construtora, com ações negociadas na Bolsa, mas que nunca operou rodovias. Segundo fontes, a empresa se associou a parceiros com experiência em concessões para a disputa.

A perspectiva de um leilão rodoviário disputado traz um sinal positivo ao setor, que encerrou 2023 sob dúvidas quanto ao interesse do mercado nos projetos de estradas. Em novembro, a licitação da BR-381 em Minas Gerais teve que ser cancelada por falta de ofertas.

Apesar das incertezas no setor rodoviário, já havia expectativa de interesse pela concessão da BR-040, que é considerado um projeto bastante atrativo, que abarca um trecho da rodovia com tráfego consolidado e baixo risco de demanda.

O projeto também é emblemático por ser parte da relicitação da Via 040, concessão da Invepar que está em processo de devolução. A empresa tenta devolver a concessão desde 2017, mas só em 2020 conseguiu firmar o contrato de relicitação.

Naquele momento, a expectativa era que o novo leilão fosse feito até 2022, mas houve uma série de atrasos, até que, em 2023, a Justiça teve que garantir que a Invepar seguiria operando a via até a relicitação. O leilão desta semana, porém, não resolve totalmente o problema: ainda faltará relicitar outro trecho da Via 040, de Belo Horizonte a Goiás.

 

Foto: Peterson Escobar

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