Português (Brasil)

Vídeo: Moradores de Ewbank da Câmara denunciam restos de peixe na água e prefeitura investiga causas

Vídeo: Moradores de Ewbank da Câmara denunciam restos de peixe na água e prefeitura investiga causas

Data de Publicação: 4 de abril de 2024 10:19:00 Recentemente o forte odor e vísceras de peixe têm saído dos canos de abastecimento em algumas residências

Compartilhe este conteúdo:

 Por Marco Evangelista - Jornalista da RMJ (Canal 14/Portal 14B)... 

Alguns moradores da Rua Nossa Senhora Aparecida ficaram assustados recentemente ao verem sair das torneiras uma água com forte odor e vísceras de peixe. De acordo com relatos de um dos moradores, a água servida gratuitamente nas residências da cidade sempre foi barrenta e de cor amarelada.

Porém, Melquisedeque Mendes, um dos moradores que fez a denúncia, viu a situação se agravar quando observou o odor e as vísceras de peixe saindo pelas torneiras da sua residência e teme pela saúde da sua filha recém-nascida, da sua esposa e da própria saúde já que possui comorbidades no quadro da sua saúde física. “A água visivelmente nunca foi própria para o consumo, mas dessa vez superou minhas expectativas de piora . Não sei se foi proposital por conta de ser ano eleitoral ou descuido de alguém no reservatório, já que o local é de fácil acesso pra qualquer um. O que eu não posso aceitar calado é ver essa situação de risco à saúde pública, e de minha família, se agigantar e sem nenhuma autoridade se movimentar para reverter esse quadro caótico na água fornecida a nós”, desabafou Melquisedeque.

Dona Maria Aparecida, aposentada, e, também moradora da rua, ficou assustada com o estado pútrido da água que chega à sua residência. Ela foi encontrada pela reportagem caminhando pela rua com diversos galões para buscar água na bica e abastecer sua casa. Ofegante pelo cansaço da rotina que ela, e todos os moradores, mantêm diariamente, Dona Maria expressou o pavor que sentiu quando, também, as torneiras da sua casa começaram a entregar dejetos de peixe morto. “Essa água sempre teve essa cor estranha e só dá pra lavar calçadas, roupas e aguar plantas. Quando senti a catinga de peixe podre, percebi que o ruim poderia ficar pior”, lamentou a aposentada.

A reportagem procurou a administração pública do município para passar a situação e tentar obter respostas, mas não quiseram gravar entrevista. Em conversa com o secretário de obras, Cláudio, e Alessandra Martins (engenheira sanitária e ambiental do município) eles expressaram preocupação com o fato, segundo eles, isolado, da água ter chegado em algumas residência com odor e vísceras de peixe. Alessandra e Cláudio foram claros ao dizer que, realmente, a prefeitura ainda não alcançou a totalidade no projeto de entregar uma água boa para o consumo da população Ewbankense. “Nos causa estranheza essa situação de algumas residências terem recebido dejetos de peixe em suas torneiras e vamos investigar a origem disso. Vamos avaliar juntamente com o nosso departamento jurídico quais medidas legais cabíveis serão tomadas para descobrir a causa desse acidente e quem foi o responsável por colocar em risco a saúde das pessoas que receberam essa água poluída”, explicou as autoridades municipais.

A prefeitura de Ewbanck da Câmara vem investindo na construção de um novo reservatório para tratamento da água que é fornecida gratuitamente aos munícipes. Porém, a conclusão do projeto ainda não aconteceu e algumas ruas da cidade ainda recebem uma água captada de reservatórios naturais, o que explica a coloração da água barrenta que foi observada em algumas residências. “Esse é um problema que a prefeitura vem trabalhando para erradicar do município e, assim, poder oferecer uma água com mais qualidade e bem tratada”, comentou o secretário de obras, Cláudio.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário