Projeto de lei quer obrigar menção a Santos Dumont em todos os voos domésticos
Proposta de deputado tem como objetivo reconhecer e valorizar o legado do 'pai da aviação' e patrono da aeronáutica brasileira
Por R7
A Câmara dos Deputados analisa um Projeto de Lei (PL) que obriga incluir referências a Alberto Santos Dumont nos discursos proferidos pelos comissários de bordo ou comandantes de aeronaves em todos os voos domésticos do Brasil. O objetivo da proposta é reconhecer e valorizar "o legado do 'pai da aviação' e patrono da aeronáutica brasileira".
"Embora possa parecer insignificante à primeira vista, o projeto de lei em questão representa uma oportunidade de valorizar um dos maiores inventores do mundo, que deveria ser motivo de orgulho para todos os brasileiros", afirma o autor da proposta, deputado Pedro Aihara (PRD-MG), que é do mesmo estado que Dumont. O "pai da aviação" faleceu em 1932, aos 59 anos.
Além de prestar a homenagem, a citação por pilotos e comissários tem o objetivo de fortalecer o sentimento de identidade nacional e promover o turismo cultural, "destacando aos passageiros estrangeiros a relevância histórica e cultural de Santos Dumont para o Brasil".
Caso vire lei, a referência ao patrono da aeronáutica brasileira deverá ser feita pelo menos uma vez durante os voos nacionais, com homenagem ou menção a Santos Dumont e destaque à contribuição pioneira para o desenvolvimento da aviação.
Na Câmara, o projeto não tem previsão para ser levado ao plenário, já que tramitará em caráter conclusivo nas comissões de Viação e Transportes; de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado pelos deputados, a proposta vai para análise no Senado antes de seguir para sanção presidencial.
Foto: Arquivo Público