Vídeo: Acispes realiza mutirão de catarata em Santos Dumont
Data de Publicação: 1 de março de 2024 22:20:00 Portal 14B: 700 pacientes que estão na fila de demanda reprimida passarão pela cirurgia de cataratas em Juiz de Fora a partir do dia 16 de março
Por Isabella Sad - Repórter...
Uma ação iniciada pela Prefeitura e a Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes) de Santos Dumont neste mês de março, vai beneficiar 700 pacientes que estão na fila de demanda reprimida e precisão passar pela cirurgia de catarata no município. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença atinge cerca de 30% dos brasileiros acima dos 60 anos.
Um mutirão de triagem feito nesta sexta-feira (01) e sábado (02), já começa a preparar os primeiros pacientes que passarão pelo procedimento a partir do dia 16 de março em Juiz de Fora.
A realização das consultas e dos exames oftalmológicos conta com a participação do Leonardo Duarte, oftalmologista responsável por fazer as cirurgias nos pacientes. Além do médico, foram trazidos também equipamentos para a realização dos atendimentos.
"A estrutura que a gente tem em Juiz de Fora veio até a cidade para que a gente consiga promover uma triagem de pacientes que tenham a doença catarata. Então a gente faz a triagem nesses pacientes e também fazemos os exames pré-operatório, todos no mesmo ato e já encaminhamos esse paciente para a realização de cirurgia de catarata", explica Leonardo.
Segundo a Acispes, as cirurgias de catarata acontecerão sempre aos sábados, na medida que os pacientes vão passando pelas avaliações pré-operatórias. A previsão da agência é de que todos os usuários sejam atendidos até outubro deste ano.
Para que estes procedimentos possam ser feitos, a administração municipal viabilizou uma verba no valor de R$ 1,4 milhão.
"Isso aí é muito importante, porque é o compromisso que eu tenho de tirar o povo das estradas de Juiz de Fora para fazer esse exame. Quer dizer no final de fazer a cirurgia chega seis vezes à pessoa ir lá e não vão sozinho, vão acompanhado. Esse transporte fica caro, então cuidar das pessoas dentro da cidade é muito mais importante. Então por isso que eu resolvi tirar essas 700 pessoas, porque nós vamos terminar a fila e vamos continuar o trabalho daqui para frente", declara o prefeito Carlos Alberto de Azevedo (Cidadania).
De acordo com o José Geraldo, supervisor da Acispes, o apoio do prefeito na saúde é essencial para a população de Santos Dumont.
Imagens: Marco Evangelista e Isabella Sad
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|