Agentes de endemias fazem ação educativa de prevenção contra dengue
Data de Publicação: 1 de março de 2024 16:31:00 Ação realizada com os alunos mostra o trabalho feito pelos agentes, as fases de desenvolvimento do mosquito e os sintomas da doença
Por Isabella Sad - Repórter...
Os agentes de endemias do Centro de Vigilância em Saúde, Ambiental e Zoonoses começaram nesta semana um trabalho de educação em saúde nas escolas de Santos Dumont, com intuito de orientar as crianças sobre as medidas que podem ser tomadas para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir dengue, zika e chikungunya.
Na tarde desta sexta-feira (01), a ação foi realizada com 150 crianças, que estão entre o 1° e 5° ano, do Colégio Municipal São José, na Câmara Municipal.
"A educação em saúde conscientiza as crianças sobre a importância da prevenção dos cuidados contra o mosquito. As crianças são excelentes multiplicadoras, então elas podem até orientar os pais e familiares como cuidar de seu terreno para que não aconteça o acúmulo de água e possíveis criadouros de mosquito Aedes aegypti", explicou Odinéia Amorim, coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde.
A ação realizada pelos profissionais da saúde conta com a exibição de vídeos educativos e teatro lúdico que mostra para os alunos o trabalho feito pelos agentes de endemias durante as visitas nas residências, as fases de desenvolvimento do mosquito e o que acontece quando a pessoas é infectada.
Conforme Odinéia, esses trabalhos com os estudantes estão sendo realizados nas escolas municipais, estaduais, particulares e nas instituições que trabalham com crianças.
"É grande a importância esse trabalho, porque olha o surto que a gente tá tendo na nossa cidade. Cada vez mais a gente tem que ter essa interação entre o pessoal da dengue e a comunidade em geral, porque esse surto está enorme. Então tem que ter essa conscientização para poder vim lá das crianças os cuidados básicos contra o mosquito da dengue", avalia a vice-diretora do colégio São José, Márcia Lindalva Lima.
Segundo a coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde, na próxima semana as ações dos agentes continuarão nas demais escolas e instituições da cidade.
Fotos: Isabella Sad e Divulgação
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|