Coluna Gilberto Freire
Data de Publicação: 10 de janeiro de 2024 17:44:00 10 de janeiro de 2024
|
Por Gilberto Freire - Repórter...
PIX
O Banco Central do Brasil definiu que as transferências financeiras via Pix seriam cobradas pela rede bancária do país. Quem paga naturalmente é a população que aliás paga por tudo.
A cobrança começou no último dia 06 de janeiro, e é uma mera semelhança com a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira a famigerada CPMF.
Com certeza nos meses que se sucederão, o governo do Brasil vai bater palmas à taxação do Pix, pois lhe renderá alguns milhões em impostos. Não dá para fechar os olhos para a fome financeira do governo, que arrecada muito, gasta muito, faz pouco e alguém tem que pagar a conta. Neste caso, somos nós.
LUIZ FERNANDO
O deputado federal Luiz Fernando Faria (PSD) participou no último dia 08 de janeiro da solenidade que relembra a invasão dos três poderes por fanáticos. O evento contou com autoridades públicas dos três poderes da república. Luiz Fernando, na oportunidade, pôde trocar algumas palavras com o presidente Lula (PT), juntamente com o ministro Fernando Haddad (PT). E não faltou o bate-papo com o presidente do Congresso Nacional, o senador Rodrigo Pacheco (PSD).
Aqui em Santos Dumont a repercussão foi grande, petistas, companheiros e amigos de Luiz Fernando ficaram admirados com o parlamentar. Luiz está aonde as coisas acontecem. Vamos ver o que está por vir.
TERRORISTAS?
Depois da tomada do centro do poder pelos vândalos, descarto a possibilidade de taxá-los como terroristas, pois na verdade muita coisa ficou mal explicada. Tanto na organização destes vândalos, quanto na atuação do próprio governo. Instauraram uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), cujo resultado foi insatisfatório e totalmente politizado. De tudo que aconteceu, tenho certeza de uma coisa. Pessoas boas foram levadas como massa de manobra de alguns poucos e, no calor da emoção, acabaram pagando o pato.
Se lá eu estivesse, jamais entraria onde não fui chamado. Mas quem entrou na onda, agora colhe o que plantou. Foto: Reuters
PREFEITÁVEIS – II
Na semana passada publiquei em minha coluna uma lista de prefeitáveis que estão de olho no mais alto cargo do Executivo municipal. Na primeira lista não apareceu os nomes do ex-prefeito Bebeto Faria, do Dr. Pacifico Júnior e também do Reinaldo Cabral. Todos são nomes peso-pesado da política sandumonense. Para a próxima eleição o que não falta para o povo são opções.
PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
Já tem sido comum o grande número de pessoas em situação de rua na Praça Cesário Alvim, reconheço que todos têm o direito de ir e vir, mas a situação ali já está passando dos limites. Nas ruas próximas ao Santuário de São Miguel e Almas está se tornando comum a alguns deles urinarem em via públicas, não se importando se estão passando mulheres, crianças ou idosos. Houve situação de usarem bueiros próximos a nossa mais importante praça para defecarem.
Estamos diante de um problema social de difícil solução que pode evoluir rapidamente para um problema sanitário sem precedentes.
Infelizmente essas pessoas não estão nem aí para essa situação. As autoridades estão fazendo nada ou pouco para resolver o problema. Particularmente, acho esse descaso uma vergonha.
TIM
O vereador Tim chora Neném (Cidadania) segue com seu tratamento de recuperação de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Se não me falha a memória, desde meados do ano passado, o parlamentar já apresentava sinais de problemas em sua saúde, que acabou culminando em seu afastamento. O vereador presidente Flávio Faria (PRD) assinou no dia 22 de dezembro uma portaria estendendo a licença médica do parlamentar.
FRANCINI
Com a assinatura da portaria, a vereador Francini Tavares (Cidadania) ganha fôlego para exercer seu mandato na Casa do Povo. Ela trouxe novo fôlego ao Legislativo de Santos Dumont e até então permanece no cargo até o dia 03 de abril próximo. Naturalmente, ela está esperançosa em mostrar do que é capaz.
DESFECHO
Infelizmente, o vereador Tim não poderá se valer indefinidamente de licenças médicas. Há um limite. Não havendo sinais de recuperação o parlamentar, poderá sim perder o seu mandato definitivamente. Essa é uma possibilidade. E daí por diante a vereadora Francini Tavares poderá conduzir seu mandato na busca de sua reeleição.
A grande pergunta é: até quando a situação ficará indefinida?
Seja como for, um desfecho para retomar o mandato, ou perdê-lo vai depender muito do estado de saúde do vereador Tim. Os vereadores têm acompanhando a evolução desta situação, e deverão em breve decidir o futuro de dois de seus colegas parlamentares. Hoje, Tim está com uma licença sem remuneração, e o apego ao cargo pode atrapalhar sua recuperação. Quem sabe não seja melhor ele reduzir suas preocupações com o Legislativo e dedicar mais à sua saúde. Saúde hoje é tudo, espero que o amigo se recupere.
REINAUGURAÇÃO
O amigo Cláudio Volpi e família irão reinaugurar na manhã desta quinta-feira (11), a loja Volpi Colchões na Avenida Presidente Getúlio Vargas, em frente ao Supermercado Rei do Arroz. Com mais de 10 lojas espalhadas pela região, o grupo Volpi mostra arrojo e vitalidade na conquista de novos mercados e na busca de novos consumidores. A família possui um afinado tino para os negócios. Com a reinauguração da loja, faço votos de mais sucesso para a direção do grupo.
CARNAVAL 2024
A Prefeitura Municipal ainda não abriu o orçamento de 2024, por estar ainda encerrando o de 2023, com isso fica impossibilitada de realizar os preparativos do Carnaval, que está marcado para fevereiro. No entanto, a previsão é que o novo orçamento seja aberto oficialmente entre os dias 15 e 20. Com uma nova lei de licitações, fica a dúvida se os novos prazos para se licitar, não atrapalhariam a organização da festa de Momo.
Com o curto prazo, fica difícil dar início aos preparativos. Fui informado que a Associação de Blocos e Escolas de Samba (Abess) não pretende mais pleitear a realização da festa por conta da falta de tempo hábil. Também foi ventilado que outra empresa pretende participar da realização do evento. Infelizmente para o desfile das escolas de samba a incerteza do Executivo acaba jogando uma pá de cal em sua realização.
Quanto ao Carnaval com a participação de blocos, existe ainda uma possibilidade.
Tudo poderia ter sido diferente se o prefeito Betinho tivesse decidido pela realização do Carnaval em meados do ano passado, com prazo suficiente para seu planejamento. A demora foi tanta, que fica difícil promover uma festa como a cidade toda merece.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|