Português (Brasil)

Operação conjunta das polícias Militar e Civil visa coibir "rolezinhos" em Santos Dumont

Operação conjunta das polícias Militar e Civil visa coibir "rolezinhos" em Santos Dumont

Data de Publicação: 29 de dezembro de 2023 15:29:00 Efetivo da PM será maior no dia 31 de dezembro, inclusive com a presença de um grupo de Moto Policial. PCMG investiga envolvidos na prática criminosa no município

Compartilhe este conteúdo:

Por Peterson Escobar - Repórter... 

Uma operação conjunta entre a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) visa coibir a prática dos "rolezinhos" em Santos Dumont. Os envolvidos desafiam a lei com manobras proibidas, direção perigosa e escapamentos barulhentos, causando tumulto e transtorno para moradores. 

No dia 31 de dezembro, data que marca a festa de Réveillon, o efetivo policial nas ruas sandumonenses será maior do que em dias normais. Além disso, segundo a PMMG, haverá a presença de um grupo de Moto Policial, montado para combater especialmente este tipo de delito.

Em todo o estado, as corporações desencadearam operações semelhantes. Conforme a PM, especificamente em Santos Dumont, desde o dia 24 de dezembro, véspera de Natal, as ações de fiscalização e combate à prática do “rolezinho” se iniciaram, sendo confeccionados, no dia dos fatos, 03 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), após prisão em flagrante dos autores, e 03 remoções de motocicleta por irregularidades. Desde então, até esta sexta-feira (29), foram lavrados 44 Autos de Infração de Trânsito e removidas/apreendidas 14 motocicletas e 01 bicicleta motorizada. As ações irão continuar por tempo indeterminado, de acordo com o órgão de segurança.

"Dos envolvidos nos eventos do dia 24 de dezembro, diversos participantes e suas motocicletas já foram identificados em um trabalho conjunto da PMMG e PCMG, e podem responder por diversos crimes após a devida apuração", afirmou o tenente da PM Caio César.

Identificação e responsabilização

A Polícia Civil, através do setor de inteligência, está trabalhando na identificação e responsabilização de todos os envolvidos no episódio. De acordo com a PCMG, diversas das motocicletas envolvidas nos fatos já possuem multas pela prática de infrações de trânsito, além de alterações nas suas estruturas físicas, o que impede a restituição das motocicletas a seus proprietários.

"Alertamos a todos os motociclistas que perturbar o sossego e o trabalho alheio, com barulho excessivo, manobras abusivas em via pública, condução de motocicletas sem habilitação, são ações que podem configurar diversos crimes previsto no Código Penal Brasileiro e no Código de Trânsito Brasileiro, além da contravenção penal prevista no art. 42 da Lei de Contravenções Penais. Havendo prévio ajuste para a prática dos referidos crimes, podem os autores responder ainda pelo crime de Associação Criminosa, previsto no art. 288 do Código Penal", informou.

A operação é uma resposta aos "rolezinhos" de moto no Natal, quando mais de 100 pessoas foram presas e 1.488 motos foram apreendidas entre os dias 24 e 25 de dezembro em todo o Estado.

Santos Dumont contará com uma festa de Réveillon, no dia 31 de dezembro, marcada para começar às 21h no Centro da cidade.

 

Fotos: Divulgação PMMG

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário