Professora Cêres Herthel Vidigal de Paula
Por Doquinha
Quero homenagear nesta crônica esta pessoa querida e amada por todos nesta Terra.
Dona Cêres dedicou sua vida a educar, com maestria, crianças, jovens e adultos. Ficou à frente do antigo Colégio São José, não sei dizer ao certo por quantos anos.
Depois retornou quando o Colégio foi municipalizado pelo então prefeito Pacífico, que a convidou para ser a diretora pedagógica. Não pensou duas vezes e retornou à função da educação.
Tive a honra de trabalhar com ela no Colégio Municipal São José, até me assustei com aquele semblante mais fechado, mas era somente um semblante.
Mulher guerreira e sábia em todas as disciplinas
Lembro bem de quando a procurava e dizia “hoje o professor não veio”, ela pegava no escaninho do respectivo professor o seu material, uma caixa de giz e dava continuidade ao trabalho.
Com certeza, Dona Cêres ajudou a formar muitos alunos, que hoje são médicos, professores, advogados e tantas outras profissões.
Nos intervalos era super divertida, contava um pouco das histórias que ja passou no ramo da educação. Muitas eram para rir e outras a gente nem acreditava ser verdade as dificuldades.
Tenho certeza que ao lerem esta pequena homenagem a esta grande mestre, lembrarão de muitas histórias boas e até cômicas. Passará na cabeça um filme.
Fica aqui minha singela homenagem a esta grande mulher que marcou a educação de Nossa Terra. Um grande abraço a mais uma guerreira da educação.
Doquinha, dezembro de 2023.