Coluna Gilberto Freire
Data de Publicação: 17 de novembro de 2023 19:07:00 17 de novembro de 2023
|
Por Gilberto Freire - Repórter...
ESTRADAS
Com a aproximação das fortes chuvas, a Câmara começa a cobrar das autoridades municipais vinculadas às Secretarias de Obras e de Agricultura um plano para manter as estradas rurais.
Naturalmente, em todo o período chuvoso, todos nós já sabemos os pontos que haverão enchentes, e também de trechos em que os barrancos cairão sobre a estrada. Agora o que todos esperamos é uma intervenção para manter as estradas em condições do tráfego fluir com segurança.
OSCAR
Há duas semanas questionei o secretário de Obras e Serviços Públicos, Oscar Toledo, sobre a situação de nossas estradas. O secretário me informou que a Prefeitura fechou parceria com a Gerdau e que essa forneceria escória para atender o município.
Disse também que o município pegaria escória na ArcelorMittal para atender nossa zona rural. Se o assunto é escória, agora com certeza estaremos bem atendidos. Toda população rural agora espera que o cascalho seja jogado nas vias antes das chuvas começarem. É estratégico para o município e para a economia que as estradas estejam em condições de uso.
PEDRO PAULO
Tive a oportunidade de também conversar com o nosso secretário de Agricultura, Pedro Paulo dos Reis. Infelizmente não vi por parte dele nenhuma resolução para a situação que se apresenta, que é o caso das chuvas. Pedro apenas disse que eu deveria procurar o Oscar, como sugerido o fiz. Oscar parecer ter muita disposição de resolver a questão.
MATO ALTO
É um absurdo a situação vivida pelos moradores que residem na Rua Geraldo C. Souza, via que faz esquina com a Rua São José. O mato está tão alto, que as pessoas que passam pelo local correm riscos de serem picadas por algum animal peçonhento. Além do mato, a sujeira por falta de coleta de lixo está preocupando os moradores. A foto é um registro claro da falta de limpeza. Como diria o jornalista Boris Casoy, com quem tive o prazer de trabalhar; “Isso é uma vergonha”.
DEPUTADO
O deputado federal Luiz Fernando (PSD), que é o coordenador da bancada mineira no Congresso Nacional, avaliou que a resistência do governador Romeu Zema (Novo) em articular com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atrapalha a resolução de problemas estaduais, como por exemplo buscar uma solução para a dívida de Minas Gerais com a União.
O parlamentar concedeu entrevista ao jornal “O Tempo” em Brasília, em que disse que “Zema precisa ‘virar a página’ da eleição e procurar Lula”. A eleição já passou, e o fato é que Lula é o presidente, gostem ou não. Mas Minas tem sim que manter uma boa relação com a União e buscar uma negociação justa e que possa satisfazer todas as partes. Zema não tem muitas alternativas, a melhor é buscar uma negociação. Quanto ao deputado Luiz Fernando, em meias palavra chamou Zema para acordar para a realidade.
Foto: Renato Alves/O Tempo/Brasília
CONTAS PÚBLICAS
Fim de ano chegando, mas não o fim dos problemas. O prefeito Betinho que tem administrado o município nos últimos sete anos, se depara com o desafio de manter pulso forte sob as contas de seu governo. Estamos chegando ao final do ano, tem 13º salário e contas correntes a serem saldadas e após o dia 31 o resto a pagar. O prefeito, como administrador público, sabe que tem que apertar o cinto da administração e manter gastos necessários em 2024, pois é o ano do término de seu governo.
Espero que o prefeito Betinho saiba conduzir o governo com tranquilidade e clareza. Após isso só vai restar lembranças das coisas boas coisas que fez e lamentar as coisas que ficarão por fazer. No mais, ainda tem um ano novo para se trabalhar e muito. Sem se esquecer das contas.
CÂMARA
O presidente do nosso Legislativo, Flávio Faria (PRD), abriu a porta da Casa várias vezes no decorrer do ano para discutir assuntos do interesse público. E mais do que nunca continuará trazendo questões a serem resolvidas pelo Executivo ou por autarquias do governo estadual e federal.
A Câmara Municipal hoje é uma importante casa de debates, onde se discuti tudo, sempre de olho no interesse público. Parabéns ao vereador Flávio e seus pares, por terem uma Casa tão democrática e aberta ao público.
BIAS FORTES
O prefeito de Bias Fortes, Fabrício José Fonseca Almeida (PP), anda muito aborrecido justamente por ter sido multado pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCMG) por uma série de contratações sem concurso público. A multa no valor de R$ 4 mil vai doer do bolso do gestor.
Já dizia o ex-vereador Reinaldo do Carmo Ribeiro, “É Deus no céu e o Tribunal de Contas aqui na Terra”.
ÊTA SORTE
O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro participou de um bolão com funcionários do partido e foi contemplado com R$ 6 mil. ‘Êta’ sorte! Mas não vai ser surpresa se o Xandão instaurar outro processo contra o ex-presidente.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|