Coluna Gilberto Freire
Data de Publicação: 13 de setembro de 2023 15:57:00 13 de setembro de 2023
|
Por Gilberto Freire - Repórter...
COPA CULTURA
Tivemos no último domingo (10) a triste final da Copa Cultura de Futebol, infelizmente sem conhecer o time campeão da temporada. Com a bola no pé, ambas as equipes merecem ser campeãs, isso pela campanha apresentada durante toda competição. Ainda faço votos de sucesso para os dois times.
PARALISAÇÃO
Aos 15 minutos de segundo tempo da final da copa, a agressão de um dos jogadores ao seu adversário, conseguiu paralisar toda a competição. Tanto é que não houve um vencedor. O América tinha um gol em favor mas a falta de continuidade impediu que o Vila do Carmo se recuperasse da desvantagem. Ficou aquele gosto amargo na boca, e o grito de campeão preso na garganta. Para a temporada de 2024, a competição deve ser repensada.
SEGURANÇA
Mais uma vez parabenizo a empresa privada responsável pela segurança no Estádio do Social Olímpico Ferroviário “Prefeito José Ferreira Gomes” e também a Polícia Militar. Ambas não mediram esforços em garantir a segurança pública diante das adversidades. Embora houvesse problemas de disciplina na final do torneio, o trabalho das duas empresas, ao meu, ver foi impecável.
IMPUNIDADE NÃO
Diante da exibição pública do vídeo nas redes sociais da agressão do atleta do Vila do Carmo ao seu colega do América, uma imagem vale mais do que mil palavras. Foi uma situação absurda sofrida pelo atleta do América, que acabou tendo uma lesão grave e que hoje o impossibilita de levar uma vida normal. Espero piamente que se recupere das lesões.
Quanto ao agressor, lamento muito que não tenha tido equilíbrio emocional para disputar uma grande final. A ‘catimba’ faz parte do esporte, mas agressões como a que nós vimos no vídeo gravado no domingo, não há nada que a justifique. Para não fazer um julgamento a toda equipe, sou partidário de quem deve pagar é quem erra. Acho que a Comissão Disciplinar da Copa Cultura deveria punir o atleta agressor com a punição máxima prevista no Regimento Interno da Copa, pois ele extrapolou o espírito esportivo de camaradagem. Uma punição de um ou dois anos não é o suficiente. Enquanto a pena máxima de 5 anos é uma medida aceitável, que fará com que qualquer outro atleta no futuro pense duas vezes antes de agredir um atleta ou árbitro. Sou favorável que o agressor receba a punição máxima do esporte.
TRANSMISSÃO
Parabéns à equipe da Rede Municipal de Jornalismo RMJ, proprietária do Portal 14B, Canal 14, pelo belíssimo espetáculo de transmissão na Copa Cultura de Futebol. Mesmo sem ainda um campeão definido a empresa conseguiu ser campeã da transmissão esportiva nos últimos 17 domingos, juntamente com a equipe da Parças WebTV. Foi um grande show de transmissão.
FALECIMENTO
Foi muito triste a tragédia ocorrida no Estádio Municipal Mário Helênio, durante o Torneio Leiteiro, que vitimou fatalmente duas pessoas e deixou outras dez pessoas hospitalizadas. Por falta de qualquer preparo e equilíbrio emocional acabou fazendo que uma bela festa acabasse com muita tristeza. Aos familiares da senhora Dionizia Marinho Lopes, 56 anos, e da pequena Helena Peters de Macedo, de 03 anos, manifesto minhas condolências.
FEIRA COM CHORO
Foi brilhante a proposta em declarar a Feira com Choro como Patrimônio Imaterial do município. O presidente da Câmara Municipal Flávio Faria (PTB) fez um comentário muito importante sobre o reconhecimento da Feira com Choro.
“O projeto cultural Feira com Choro, iniciado no dia 05 de fevereiro de 2012, foi reconhecido como Patrimônio Imaterial do município de Santos Dumont, Minas Gerais, através do decreto de nº 3.721, assinado no último 01 de agosto de 2023. Tiago Guimarães foi o propulsor do projeto de Pedido de Tombamento. A ideia do Tiago era homenagear em vida quem ainda faz parte da música no município no caso seu Silte Henriques e o senhor Salvador. Ambos estavam presentes no domingo.
A inspiração para a criação do projeto foi o grupo Carinhoso, que estava inativo desde 2012. A feira é um espaço democrático e muito rico culturalmente de sabedoria popular. Parabéns.”
ANIVERSÁRIO
Nesta terça-feira (12) foi aniversário do deputado Luiz Fernando Faria, natural aqui de Santos Dumont, que por toda sua carreira política fez muito por nossa cidade. Ele na atualidade é a maior força política dentro de nosso município até mesmo da região. Parabéns Luiz Fernando por ocasião desta importante data, e que o futuro lhe renda bons frutos em sua vida.
COMTRAM
Nesta quarta-feira (13) o Conselho Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana deu início à discussão da tarifa de transporte urbano e rural de nossa cidade. Houve muitas discussões em torno do tema, e as propostas da nova tarifa variaram. Entretanto, o preço final será opção do prefeito Betinho que deverá anunciar o valor das novas tarifas em breve.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|