Português (Brasil)

Feira com Choro se torna patrimônio imaterial de Santos Dumont

Feira com Choro se torna patrimônio imaterial de Santos Dumont

Manhã de domingo (10) foi marcada por comemorações e homenagens

Compartilhe este conteúdo:

 Por Gilberto Freire - Repórter...



Na manhã de domingo (10), os membros do “Feira com Choro” tiveram um grande motivo para comemorar, pois o grupo foi declarado Patrimônio Imaterial de Santos Dumont. 

A melhor forma de celebrar foi com a habitual apresentação na feira livre, a popular feira de domingo, que é realizada em paralelo com a música e juntas acabaram por inspirar o nome do grupo. 

“A maior satisfação é conquistar esse reconhecimento com a presença dos que vieram antes de nós e, no passado, foram resistência cultural através do amor à música. Não haveria presente sem passado e esse reconhecimento devemos a eles, integrantes do grupo Carinhoso”, disse Tiago Guimarães, membro do grupo Feira com Choro.

A apresentação especial contou com o apoio da Prefeitura, do Conselho Municipal de Patrimônio Público e da Ação em Movimento Artístico de Santos Dumont (AMA-SD). 

"A importância é resguardarmos a nossa história, é um processo que vem desde o conjunto Carinhoso. Isso é importante para o município porque vem recursos para o ICMS Cultural. Nós estamos com várias ações. Tivemos com ações no dia 17 de agosto como bem do Patrimônio Histórico Nacional, vamos ter a Feira Literária agora. Tudo isso nós somamos, essa é a cultura sendo levada a sério e sendo trabalhada para não morrer”, disse Rosa Pinheiro, presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Público.

Grasiele, que também faz parte do Conselho, destacou:

“A importância da Feira com Choro se tornar um bem material é saber que ela é uma atração cultural da cidade e que nunca vai se perder, vai ser sempre lembrada como algo que já foi feito por várias gerações e que tem tido sua continuidade. O processo para transformá-la em um patrimônio imaterial é um processo bem burocrático, que a professora Rosa de Fátima deu essa garantia para quem resolvesse fazer o aceite. Todo mundo abraçou a ideia, foi feita uma pesquisa para buscar quem eram as pessoas que fizeram parte das antigas gerações e da atual. Então ficou muito interessante o trabalho e agora com a ajuda do Tiago Guimarães esse processo todo foi consolidado. A gente fica muito feliz, é uma enorme satisfação que esse trabalho seja realizado nesta gestão”, disse.

O evento contou ainda com a presença de autoridades públicas dentre elas o presidente da Câmara Municipal de Santos Dumont, Flávio Faria (PTB), além de lideranças comunitárias.

Fotos: Gilberto Freire

Compartilhe este conteúdo: