Português (Brasil)

Coluna Gilberto Freire

Data de Publicação: 1 de setembro de 2023 15:47:00 01 de setembro de 2023

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 Por Gilberto Freire - Repórter...

 

  DENISE

A presidente da Associação das Pessoas Portadoras de Deficiência, Denise Sebastiana Silva, tem se mostrado muito dinâmica mantendo esforço em duas frentes. Ela tenta viabilizar na Câmara a realização de uma Audiência Pública para discutir reforma no Plano Diretor da cidade, bem como o Código de Postura e o Código de Obras. Falta uma definição de nosso parlamento quanto a data do evento.

Outro assunto também no plano de ação da presidente é a formação de uma equipe esportiva para disputar as Paraolimpíadas. Em meados de agosto ela participou de um workshop em Belo Horizonte e discutiu a participação das pessoas portadoras de deficiência nas paraolimpíadas.  Naturalmente, ela pensa em viabilizar a questão para atletas de Santos Dumont. Particularmente, acho que a proposta vai ser um sucesso.

  LAURIA

Foi grande a repercussão do projeto de Lei no vereador Valdir da Banda, em que foi nominado a Rua 1, no Bairro Santo Antônio, que passou a se chamar Rua Lauria. Não só a comunidade italiana aqui na cidade aprovou como houve repercussão positiva também em Lauria na Itália. O governo daquela cidade agradeceu publicamente pelas redes sociais, e a votação do projeto aqui em Santos Dumont foi noticia nas emissoras de tv daquele país.  Volto a dizer que o vereador foi muito feliz com a escolha do nome e sua proposta teve um grande valor de decisão.  

  SEM CONVITE

Quem ficou bastante aborrecido por não ser convidado para a sessão que nominou a Rua 01, do bairro Santo Antônio como Rua Lauria, foi o empresário Evandro Sarubbi. Ele é descendente do fotógrafo Domecio Sarubbi que chegou à cidade em 1900. Diante da importância da homenagem, ele sentiu-se desprestigiado. Não podemos esquecer que o empresário ainda hoje trabalha para o desenvolvimento da cidade. Outra coisa, Evandro é um dos nomes cotados a participar da sucessão municipal no próximo ano. 

  FPM

A Prefeitura de Santos Dumont e várias outras paralisaram suas atividades, numa manifestação pública de pressão por umas cota maior de repasse do Fundo de Participação dos Municípios. Muitas das decisões tomadas pelo governo federal em Brasília acabam impactando nas contas dos municípios, isso sem a devida compensação financeira. Lamentavelmente, o grosso da arrecadação de impostos fica centralizado em Brasília enquanto as despesas ficam com os estados e municípios.  O prefeito Betinho, que é o gestor do município, entrou nesta luta numa tentativa de ampliar o repasse do fundo e assim cobrir despesas com a máquina publica municipal.

REVÉS

Caso não consiga seu objetivo ainda no presente ano, o prefeito Betinho por conta da queda de receita terá que tomar medidas drásticas, das quais redução dos investimentos, redução das despesas com a folha de pagamento, entre outros compromissos. O prefeito em seu mandato experimentou de quase tudo, as vacas gordas das finanças e corre o risco de agora vê-las ficarem magras. Mas Deus proverá.

  DIA DA INDEPENDÊNCIA

Dia 07 de setembro, data que tradicionalmente é comemorada a Independência do Brasil, neste ano não teremos festa. O motivo justificado pelo Poder Publico é a contenção de gastos, pois sucessivas quedas na arrecadação pública fizeram com que o governo municipal interrompesse os preparativos para a festividade. Porém ela ocorrerá em outros municípios pelo Brasil a fora.

Com isso existe, a possibilidade do município suspender também as comemorações em torno do dia 23 de outubro próximo. Mas vamos torcer para que essa previsão não se concretize, e a Semana da Asa aconteça em toda sua plenitude.

  EWBANK DA CÂMARA

Neste fim de semana tem início o 3º Festival Gastronômico de Ewbank da Câmara. O evento contou nesta sexta-feira com a participação de Exaltasamba, na noite de hoje The Fevers e Falamansa.

Este fim de semana, Ewbank vai bombar com três dias de festa. Parabéns pela iniciativa.

  CIDADÃO HONORÁRIO

O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, foi homenageado em Reunião Especial do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na segunda-feira (28/8), com a entrega do título de cidadão honorário do Estado.

A honraria foi concedida pelo governador Romeu Zema em maio de 2019, mas ainda não havia sido agendada a cerimônia de entrega. A solenidade atende a requerimento assinado por 26 parlamentares mineiros. Na foto, o deputado Coronel Sandro, Bolsonaro e o governador Romeu Zema, registro fotográfico de Luiz Santana/Elizabete Guimarães.

  MATRIZ

A Igreja Matriz de São Miguel e Almas está ficando cada dia mais bonita. A nova pintura está realçando a beleza do prédio que acaba se destacando na Praça Cesário Alvim. A comunidade católica não vê a hora de ter sua mais importante paróquia elevada a santuário. Vejo que o anúncio da elevação da matriz a santuário elevou a estima dos católicos aqui da cidade. Vejo com admiração as solidárias demonstrações de fé, com certeza após se converter a santuário ficará mais evidente aos olhos. Parabéns ao povo católico por essa importante conquista.

EMPRÉSTIMOS

Argentina deve importar US$ 600 milhões do Brasil com empréstimo do BB. Fernando Haddad e Sérgio Massa, o ministro argentino da Economia, anunciaram juntos essa semana a operação de financiamento; a instituição brasileira vai pagar produtores nacionais e será segurada pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) com sede em Caracas, na Venezuela. Estranho, por que não foi a direção do Banco que anunciou esta operação? Com certeza vamos emprestar o dinheiro para os argentinos pagar a operação com o nosso próprio capital.

SALÁRIO MÍNIMO

A proposta orçamentária do Executivo para 2024 (PLN 29/2023) começou a tramitar no Congresso Nacional na quinta-feira (31). O projeto de lei seguiu a orientação do presidente Lula e está focado para as áreas sociais, principalmente para saúde, educação e moradia, com a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida. O salário mínimo para o próximo ano foi estipulado em R$ 1.421,00, já atendendo a política de valorização do piso salarial do país. Fonte: Agência Senado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário