Português (Brasil)

Sancionada Lei que dá nome de ‘Clézio Paulo de Sá’ à praça no Bairro Cabangu

Sancionada Lei que dá nome de ‘Clézio Paulo de Sá’ à praça no Bairro Cabangu

Data de Publicação: 6 de julho de 2023 17:10:00 PL foi aprovado por unanimidade na Câmara de Santos Dumont e sancionado pelo prefeito Betinho

Compartilhe este conteúdo:

 Por Gilberto Freire - Repórter...

 

Em reunião ordinária ocorrida na Câmara Municipal em 19 de junho, foi votado o Projeto de Lei (PL) Nº 21/2023 que denominou como 'Clézio Paulo de Sá’ a praça localizada no Bairro Cabangu, de autoria do vereador José Abud Neto (U.B).

Todas as comissões emitiram os pareceres favoráveis à matéria. 

No momento de discussão, os vereadores Altamir Moisés (Rede), Tião da Van (PTC), Niltinho (PDT), José Abud (U.B), Keilon Mazilão (U.B), Valdir da Banda (Patriota) e Tiãozinho do Formoso (PSC) fizeram importantes considerações a respeito do homenageado.

O autor da proposta, José Abud, justificou falando sobre a história de Clézio e sua trajetória no campo do direito, do magistério e como jornalista.

“Clézio Paulo de Sá, nasceu em Rio Bonito/RJ, e por 49 anos manteve em circulação ininterrupta em Santos Dumont o Jornal Mensagem, do qual foi diretor presidente, cronista e colunista. Na cidade de Santos Dumont foi professor do Colégio Santos Dumont, Colégio Pio X, Colégio Santo Antônio do Seminário Seráfico, escolas estaduais Governador Bias Fortes e João Pinheiro nas quais foi vice-diretor e diretor por mais de 10 anos. Foi fundador da Escola João XXIII. Formou-se em geociências, Direito, e fez Pós-Graduação Latu Sensu em Docência Superior. Pelos relevantes serviços prestados ao município de Santos Dumont, ao Estado de Minas Gerais, foi  agraciado com todas as honrarias possíveis na cidade, além das Medalhas Santos Dumont e Tiradentes, outorgadas pelo Governo de Minas. Foi o idealizador do livro “Santos Dumont era assim no século passado” e “Eles fizeram a História de Santos Dumont”. Promoveu cinco festivais de músicas populares nesta cidade e participou da organização dos Jogos Estudantis da Primavera de 1973 a 1982. O professor Clézio foi uma pessoa muito querida por onde passou, colhendo elogios tanto por autoridades quanto por seus colegas, alunos, funcionários e de seu público leitor”.  

O presidente Flávio Faria (PTB) durante as discussões do projeto afirmou: "Eu gostaria de parabenizar o vereador José Abud, dizer sobre o legado deixado pelo senhor Clézio, que é um homem indiscutível. Inclusive, a Câmara foi a primeira a prestar homenagens a ele, colocando na sala de imprensa o seu nome. Então fica aqui também os meus parabéns a toda família, por que realmente o nome do seu Clézio é indiscutível".

Quando da votação do texto, o PL Nº 21/2023 foi aprovado por unanimidade.

Dois dias após a aprovação do texto na Câmara, o prefeito Carlos Alberto de Azevedo, exercendo suas prerrogativas constitucionais, sancionou a Lei 4.362/2023, nominando a Praça Clézio Paulo de Sá. O logradouro público fica situado no Bairro Cabangu, entre as ruas Sarah Couri de Castro, Julinho Moreira e Rua Antônio de Souza Gonçalves.

O jornalista Rodrigo Corrêa de Sá, filho do homenageado, fez o seguinte comentário: “Sem dúvida esta é uma homenagem significativa, já que meu pai era um apaixonado por Santos Dumont e sei de seu trabalho e sua luta pela nossa cidade e sua população. Agradeço imensamente, em nome da família, ao vereador José Abud e a todos integrantes da Câmara pela honrosa homenagem, estendendo os agradecimentos ao prefeito Betinho. Tenho certeza que, lá de cima, ‘seu Clézio’ está muito feliz e honrado”.                                                                                 

 

 

Fotos: Peterson Escobar e Gilberto Freire

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário