Português (Brasil)

TSE forma maioria pela inelegibilidade de Bolsonaro por 8 anos

TSE forma maioria pela inelegibilidade de Bolsonaro por 8 anos

Data de Publicação: 30 de junho de 2023 14:23:00 Voto da ministra Cármen Lúcia foi decisivo para definir o futuro político do ex-presidente Jair Bolsonaro; placar pela condenação está em 4 a 1

Compartilhe este conteúdo:

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou maioria para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por abuso de poder e deixá-lo inelegível por 8 anos. O placar do julgamento, que começou na última semana, está em 4 x 1.

Votaram pela condenação: Benedito Gonçalves (relator), Floriano Marques, André Ramos Tavares e Cármen Lúcia. O único voto pela absolvição até agora foi o de Raul Araújo; faltam os votos de Nunes Marques e Alexandre de Moraes.

Também há maioria para absolver o ex-ministro Braga Netto, vice na chapa de Bolsonaro. Com a confirmação da condenação, o ex-presidente ficará fora das eleições até 2030. 

Bolsonaro diz que vai recorrer da decisão

Após a decisão do TSE, Bolsonaro disse, em Belo Horizonte, que "não está morto" politicamente e que pensa em recorrer ao Supremo Tribunal Federal.

Durante entrevista coletiva, Bolsonaro afirmou que "acredita ser sido a primeira condenação por abuso de poder político" e se tratar de um "crime sem corrupção".

O ex-presidente criticou a postura do Tribunal Superior Eleitoral, alegando que foi proibido de "até de fazer lives" da casa dele - na ocasião, o Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente da República.

Alegou, ainda, que o TSE "trabalhou contra as suas propostas" e que ele, durante o mandato, respeitou a Constituição, "muitas vezes a contra gosto".

 

Foto: Wilson Modesto

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário