Português (Brasil)

Senado, Câmara e Força Aérea homenageiam Alberto Santos Dumont

Senado, Câmara e Força Aérea homenageiam Alberto Santos Dumont

Data de Publicação: 28 de junho de 2023 11:43:00 Proposta foi do Senador Rodrigo Pacheco e do deputado Luiz Fernando. Cerimônia foi realizada nesta quarta-feira (28)

Compartilhe este conteúdo:

Por Redação... 

O Senado Federal, a Câmara dos Deputados e a Força Aérea Brasileira homenagearam, nesta terça-feira (28), o Pai da Aviação e Herói Nacional, Alberto Santos Dumont, pelos 150 anos de seu nascimento.

A iniciativa partiu do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, e do deputado Luiz Fernando Faria, líder da bancada mineira no Congresso e natural da cidade de Santos Dumont, onde nasceu o inventor do avião.

Entre as atividades, estiveram uma Sessão Solene no plenário do Senado iniciada às 09 horas, e uma exposição intitulada ‘Pai da Aviação – 150 Anos’, oportunidade em que os visitantes poderão viajar pela vida, obra e valores de Alberto Santos Dumont em 150 imagens. A exposição acontecerá no Salão Negro do Congresso Nacional, entre os dias 28 de junho e 30 de julho.

Para Luiz Fernando, esta é uma data que deve ser reverenciada por todo o mundo, principalmente pelos brasileiros, devido à importância que Santos Dumont teve para a humanidade. ‘O legado de Alberto Santos Dumont para a humanidade é indescritível, e tenho muito orgulho de ser conterrâneo deste herói nacional".

 A ideia de homenagear o Pai da Aviação foi de pronto aceita pelo presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco, e abraçada também pela Força Aérea Brasileira. 

"Essa será mais uma oportunidade de  reverenciar este gênio e mostrar um pouco de sua vida e obra", afirmou o parlamentar, acrescentando que solenidades e homenagens são importantes para valorizar nossa história, mas que ações visando destacar e divulgar Alberto Santos Dumont são ainda importantes, e que projetos estão em andamento com o intuito de aumentar a visibilidade cultural e turística deste ícone nacional.

A mesa foi composta pelos seguintes nomes:

Presidente e requerente desta sessão, deputado Luiz Fernando Faria (PSD-MG);
senadora Damares Alves (Republicanos-DF);
comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), tenente-brigadeiro do ar, Marcelo Kanitz Damasceno;
diretora da Secretaria Legislativa do Congresso Nacional, Roberta Lys de Moura Rochael;
presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministro tenente-brigadeiro do ar, Francisco Joseli Parente Camelo;
senador Carlos Viana (Podemos-MG).

Alberto Santos Dumont

Nascido em 20 de julho de 1873, numa fazenda na pequena cidade de Palmira-MG (hoje Santos Dumont) Alberto Santos Dumont projetou, construiu e voou com os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Esse mérito lhe é garantido internacionalmente pela conquista do Prêmio Deutsch em 1901, quando em um voo contornou a Torre Eiffel com o seu dirigível Nº 6, transformando-se em uma das pessoas mais famosas do mundo durante o século XX.[5] Ele foi o primeiro a cumprir um circuito pré-estabelecido sob testemunho oficial de especialistas, jornalistas e populares.[6]

Santos Dumont também foi o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina. Em 23 de outubro de 1906 voou cerca de sessenta metros a uma altura de dois a três metros com o 14-bis, no Campo de Bagatelle, em Paris. Este foi o primeiro voo homologado pelo Aeroclube da França de um aparelho mais pesado que o ar, e a primeira demonstração pública de um veículo levantando voo por seus próprios meios, sem a necessidade de uma rampa para lançamento.

Além disso, Santos Dumont foi quem popularizou o relógio de pulso, inventou o hangar, o chuveiro quente e diversas outras criações importantes para a humanidade.

 

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário