Português (Brasil)

Museu Mariano Procópio reabre após 16 anos em Juiz de Fora

Museu Mariano Procópio reabre após 16 anos em Juiz de Fora

Data de Publicação: 4 de junho de 2023 10:28:00 Museu abriga o segundo maior acervo do período imperial do Brasil, o primeiro a ser inaugurado em Minas Gerais, há mais de 100 anos

Compartilhe este conteúdo:

Por Redação...

 

Após 16 anos, o Museu Mariano Procópio, localizado em Juiz de Fora reabriu. O local abriga o segundo maior acervo do período imperial do Brasil, com aproximadamente 53 mil itens. 

A reabertura marca a comemoração de 173 anos da cidade. Desde o ano passado o museu tem sido reaberto de forma gradual, com acesso a algumas galerias que estavam fechadas desde 2007, quando teve início a reforma. 

O acervo contém mobiliários e objetos da família imperial e importantes obras de arte brasileiras e estrangeiras. O local foi construído no ano de 1861 para receber o Imperador Dom Pedro II e a família imperial na primeira visita à cidade de Juiz de Fora.

Os visitantes poderão apreciar os ambientes da casa, que serão remontados com móveis e objetos originais da época em que a Villa foi construída. Além disso, o espaço conta também com outros objetos adquiridos ao longo dos anos por Alfredo Lage e a família dele, entre eles, a sala de música. 

Nesse local há um piano de cauda do século XIX, da marca Erard, instrumento musical da época em que a princesa Isabel frequentava o local.

Confira os espaços que poderão ser visitados

- o quarto de Alfredo Ferreira Lage, filho de Mariano Procópio e herdeiro da residência;

- a sala de jantar, local onde a família imperial fazia as refeições nas vindas à cidade, enquanto se hospedava na residência;

- a sala de leitura;

- a sala de chá, ambiente muito frequentado pelas mulheres da casa;

- o escritório de Mariano Procópio, onde eram tratados todos os negócios do amigo próximo do Imperador.

Visitação

A visitação do Museu Mariano Procópio é gratuita e pode ser feita de terça a sexta-feira, das 9h às 16h e aos sábados e domingos das 10h30 às 16h. Os acessos para o Museu são pela Rua Dom Pedro II, 350, e pela Rua Mariano Procópio, 1.100.

 

 

Fotos: Prefeitura de Juiz de Fora

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário