Português (Brasil)

População terá que ser ouvida antes de qualquer alteração em nome de logradouro público em Santos Dumont

População terá que ser ouvida antes de qualquer alteração em nome de logradouro público em Santos Dumont

Data de Publicação: 25 de maio de 2023 14:55:00 Projeto de Lei, de autoria do vereador Conrado (PT), foi sancionado e virou lei na cidade

Compartilhe este conteúdo:

Por Sara Dias - estagiária sob supervisão de Peterson Escobar 

Foi sancionada pelo prefeito Carlos Alberto de Azevedo (Cidadania) a Lei Municipal nº 4.632 de 27 do abril de 2023 que institui a obrigatoriedade de consulta popular em qualquer Projeto de Lei  (PL) que pretende alterar nome de logradouro público em Santos Dumont.

O PL que virou lei é de autoria do vereador Conrado (PT) e tem como intuito evitar mudança de nomes de praças, ruas, avenidas, viadutos e travessas sem que antes a população envolvida seja ouvida. No entanto, para logradouro que ainda não possui nome, permanece a prerrogativa do vereador ou prefeito sem a consulta popular.

"A minha pretensão com esta lei sancionada é impedir que ocorra a mudança de nomes de ruas em Santos Dumont só por vontade de político, agora tem que ter aval popular. Fiz este projeto que agora é lei devido ao problema causado recentemente com a tentativa de mudança nos nomes das Rua 15 de Fevereiro e Dr. Guilherme de Castro. É um projeto simples, mas que evita futuros problemas e transtornos para a população. Se o político quiser mudar o nome da rua, avenida ou demais logradouros públicos, terá que consultar antes a população, disse o vereador.

Conforme a nova lei, a oitiva da população pode ser através de abaixo-assinado, ata de reunião ou qualquer outro meio idôneo que atende e que ateste a aceitação social da comunidade atingida pela mudança ou atribuição de nome, e deve ser juntada como anexo ao projeto lei pelo autor da proposta.

A Câmara Municipal e o Executivo Municipal poderão realizar consultas públicas em seus sites eletrônicos para avaliar a aceitação do nome pela comunidade envolvida, como forma de auxiliar o processo de votação do PL.

 

Foto: Peterson Escobar

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário