Português (Brasil)

PL institui identificação para pessoas que possuem doenças ou transtornos considerados ocultos em Santos Dumont

PL institui identificação para pessoas que possuem doenças ou transtornos considerados ocultos em Santos Dumont

Data de Publicação: 12 de maio de 2023 15:06:00 Carteira de identidade e Cordão de Girassol serão distribuídos gratuitamente. Veja a lista de doenças e transtornos que se encaixam no projeto

Compartilhe este conteúdo:

Por Gilberto Freire - Repórter... 

Na reunião da última segunda-feira (08) o Legislativo de Santos Dumont aprovou por unanimidade o Projeto de Lei (PL) nº 13/2023 - Substitutivo que dispõe sobre a criação e distribuição gratuita da Carteira de Identidade e do Cordão de Girassol; cria o Dia e a Semana Municipal de Conscientização do Uso do Cordão de Girassol; e altera a Lei Municipal Nº 4.498 de 21 de Maio de 2019.

O projeto é de autoria conjunta dos vereadores Conrado Luciano Baptista (PT) e Sandra Cabral (PSD) e foi bastante elogiado pelos parlamentares presentes.

“Esse projeto é muito interessantes porque visa ajudar aquelas pessoas que têm aquelas doenças que às vezes não enxergamos. Frequentemente, olhamos aquela pessoa e achamos que a pessoa não tem nada, mas realmente a pessoa precisa de um atendimento especial. Ela precisa consultar com vários médicos, não tendo condições de ficar em filas de mercado, ou de bancos”, comentou Sandra Cabral. 

Doenças e transtornos

Para esta lei, são consideradas doenças, deficiências ou transtornos ocultos: Transtorno do espectro autista (TEA); Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH);  síndrome de Tourette; doenças de Chron; Colite ulcerosa; visão monocular; visão subnormal entre outras.

Dia e Semana

O PL definiu a data do dia 21 de setembro como o Dia Municipal da Conscientização do Dia do Girassol e o mesmo institui a Semana do Girassol, com celebração anual em incentivo às comemorações e memória do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Carteira de Identidade

O Projeto institui a implementação de uma careteira de identidade a ser distribuída gratuitamente com o objetivo de identificar e comprovar para aquelas pessoas que possuem doenças ou transtornos considerados ocultos e que acreditam necessitar de atendimento preferencial nos estabelecimentos públicos e privados do município.

Cordão Girassol

A confecção e distribuição do Cordão de Girassol, assim como o cadastro daqueles que solicitarem, deverão ser feitos pela Secretaria de Desenvolvimento Social.  

O texto seguiu para o Palácio Alberto Santos Dumont, onde poderá ser sancionado ou vetado pelo prefeito Betinho nos próximos dias.

 

Fotos: Reprodução / Gilberto Freire

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário