Português (Brasil)

Cidade em foco

Data de Publicação: 28 de abril de 2023 19:56:00 28 de abril de 2023

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 Por Rodrigo Sá - Colunista...

 

Reajustes

A Prefeitura continua em busca de um índice possível para conceder reajuste aos servidores municipais. A determinação do prefeito Betinho é conceder o maior índice possível, que não prejudique o impacto orçamentário e nem inviabilize o próprio pagamento da folha num futuro próximo.

A secretária de Administração, Josi Azevedo, está empenhada em resolver esta questão o mais rápido possível.

 

Aumento

Na última semana comentei sobre o aumento concedido a secretários municipais e cargos comissionados, mas na verdade o aumento só atingiu o primeiro escalão. Os comissionados não foram beneficiados com o reajuste. Os professores é que receberam correção no piso salarial.

 

Chefia de Gabinete

Sheila Ribeiro, que assumiu a chefia de Gabinete, vem buscando apaziguar o clima dentro do governo. Ela tem bom relacionamento com todos os secretários e busca um clima mais ameno para que a atual administração dê continuidade aos projetos determinados pelo prefeito.

 

Assistência Social

Já José Lúcio vem tomando pé dos projetos da Secretaria de Desenvolvimento Social. Ele já ocupou a pasta e terá facilidade para gerir a Secretaria, tendo ainda a seu favor o ótimo relacionamento com a Câmara e sua facilidade de articulação.

 

Patrimônio da CBCC

O secretário de Obras, Oscar Toledo, vem negociando continuamente com a direção da DOW em busca de um acordo para que o município adquira todo o patrimônio da antiga fábrica da CBCC localizada na Rua Carlo Pareto.

Caso as partes cheguem a um acordo, o município certamente mudará de patamar. A ideia é unir no local todos os órgãos da administração municipal, o que facilitaria a gestão e reduziria significativamente os gastos mensais com alugueis de imóveis necessários para o funcionamento atual de secretarias e órgãos públicos.

 

Patrimônio

Se conseguir comprar a unidade da antiga CBCC, a Prefeitura poderá se desfazer de diversos imóveis de alto valor no mercado, e com isso utilizar este dinheiro para abater no valor a ser pago à DOW.

Como exemplo, citamos o antigo prédio do Crédito Real, ocupado hoje pela secretaria de Obras; o antigo prédio da Oi, ocupado pelo RH; e aqueles dois terrenos próximos ao Supermercado BH, utilizados como garagem. A Prefeitura tem ainda vários outros imóveis que poderão ser desocupados e revertidos em recursos para os cofres públicos.

No imóvel na Carlo Pareto todos estes departamentos terão espaço de sobra para serem implantados.

 

Prédio da Prefeitura

Caso mude a estrutura administrativa para o novo imóvel, o atual prédio da Prefeitura poderá ser restaurado e no local implantado um centro cultural. Pode-se ainda chegar a um acordo com a Câmara e lá ser implantada a sede do Legislativo, o que significaria uma grande economia mensal em aluguel.

 

Copa Cultura

Terá início na próxima semana, a Copa Cultura 2023, com a promessa de ser uma das mais bem organizadas e estruturadas de todos os tempos.

O evento terá transmissão ao vivo pelo Portal 14B e pelo Canal 14, com apoio da Multimídia e uma parceria inédita da RMJ com a Coordenação da Copa.

 

Profissionalismo

Merece destaque a maneira com que a Coordenação da Copa Cultura vem atuando na realização do evento. Profissionalismo na gestão, atenção à demandas dos clubes e atletas e bom relacionamento com as autoridades farão toda a diferença na realização deste evento, sem dúvida a maior competição esportiva de toda a região.

 

Máster do Fluminense

Se tudo correr dentro do esperado, no próximo domingo, dia 07, antes da abertura da Copa Cultura, acontecerá um atrativo amistoso entre Veteranos do Fluminense  x Seleção da Cidade. São excelentes jogadores nas duas equipes, que apesar da idade, podem entregar um belo espetáculo a quem comparecer ao Estádio do Social.

 

Estação Ferroviária

Está mantida, pelo menos por enquanto, a data de inauguração da estação ferroviária para o aniversário da cidade, dia 27 de julho. Esta é a informação que tem o vice-prefeito Gonzagão, que está empenhado para que a data seja cumprida, e mais ainda, que a Prefeitura faça uma revitalização no entorno da estação.

Gonzagão já contatou também a ONG ‘Amigos do Trem’ em busca de solução para a reabertura do restaurante Trem de Prata.

 

14 bis

Deve acontecer nos próximos dias a retirada da réplica do 14-bis, instalada na Praça Bagatelle, próximo ao trevo Sul da cidade. A réplica será totalmente restaurada por alunos do SENAC, sob a supervisão de Vander Montesse, que na época coordenou a construção do monumento no antigo Centro de Formação Profissional.

A expectativa é de que, enquanto a réplica seja restaurada, a praça seja totalmente revitalizada, incluindo uma nova e moderna iluminação.

 

Torre Eiffel

O trabalho de recuperação da Praça Bagatelle está sendo acompanhado por Gonzagão, que pretende, num segundo momento, revitalizar também a réplica da torre Eiffel, localizada na Avenida Getúlio Vargas. Seu objetivo é deixá-la pronta para o dia 23 de outubro.

 

Rua João Vidigal

Após muita discussão entre a Prefeitura e a Copasa, a Rua João Vidigal, no bairro da Glória, finalmente começou a ser arrumada. Um buraco enorme que foi aberto na via atrapalhou demais os moradores, e após a Copasa finalmente fazer a parte que lhe cabia na obra, a Prefeitura iniciou a recuperação da pavimentação no local.

 

Moradores de Rua

Tem crescido assustadoramente, em todo o país mas também em nossa cidade, o número de moradores de rua. Em Santos Dumont podemos ver diariamente, ao amanhecer, muitas pessoas dormindo sob marquises, o que mostra como nossa sociedade está cada vez mais desigual.

O poder público poderia, em parceria com uma das muitas entidades beneficentes aqui existentes, criar um programa de acolhimento destas pessoas, oferecendo-lhes um local para dormir, alimentação e, acima de tudo, um pouco de dignidade.

 

Inspeção Municipal

Uma reunião realizada na Câmara Municipal na última semana discutiu a regulamentação dos laticínios em Santos Dumont. A polêmica está na proposta de atualização do Serviço de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal no Município de Santos Dumont.

O temor dos produtores é a possível necessidade de altos investimentos para que a adequação seja realizada. O prefeito Betinho está analisando a situação para ver como pode ser feita a regulamentação sem onerar os produtores.

 

Santos Dumont na GNT

Mais uma sandumonense eleva o nome de nossa cidade e participará de um programa televisivo de grande audiência. Trata-se da Vitória Castro, confeiteira e proprietária da Doce & Canto, que vai participar do programa ‘Que Seja Doce’, da GNT, no dia 05 de Maio.

Desejamos sorte, mas com sua competência, temos certeza de que ela vai brilhar.

 

Aniversariantes

Um abraço aos aniversariantes:

 

Márcio Dornelas – Dia 10

 

José Cláudio Dornelas – Dia 10

 

 

Marcelo Dornelas – Dia 22

 

 

Marcela Amorim Germano – Dia 22

 

 

Alexandre Carreira – Dia 24

 

 

Dr. Leandro Fernandes – Dia 24

 

 

José Carlos Vieira Marques – Dia 25

 

 

Paulo Fernando Faria – Dia 27

 

 

Vanessa Formigon – Dia 28

 

 

Kleizer Esteves (Dida) – Dia 29

 

 

 

 

Ferrovia

A MRS Logística comunicou oficialmente que do dia 25 em diante está normalizado o movimento de composições férreas pela cidade. Por algum tempo a ferrovia estava com trânsito de trens nos dois sentidos, devido a problemas na recuperação de trecho da Ferrovia do Aço.

Agora os trens voltaram a circular apenas subindo e vazios, mas a empresa pede que a atenção continue reforçada nas passagens de nível e às margens da via férrea.

 

Modernidade

Esta semana a falta de tampa de um bueiro causou transtornos a motoristas e riscos a pedestres que passavam pela Rua Sérgio Neves, no centro da cidade. Após a Prefeitura constatar o perigo, improvisou uma tampa com chapas de ferro, que rapidamente foi apelidada de ‘mata-burro’.

Segundo informações, a rede que passa na área é pluvial, sendo de responsabilidade da Prefeitura. No entanto, no momento, a administração não possui uma tampa de bueiro correta para colocar no local.

 

Volta do SESC

O SESC voltará a abrir uma unidade em Santos Dumont. Num passado recente o Serviço Social do Comércio chegou a abrir uma unidade na Rua Sérgio Neves, mas após problemas na gestão anterior da Federaminas, a unidade foi fechada.

Agora o SESC reabre em novo e mais amplo espaço, onde funcionava a C&Z na Avenida Getúlio Vargas. Suas novas instalações terão 3 andares, com elevador, e as obras de adequação já estão em curso, com previsão de inauguração nos próximos meses.

 

Diretor da Federaminas

SESC é a sigla para Serviço Social do Comércio, instituição criada por empresários do comércio de bens, serviços e turismo com objetivo de proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio e seus familiares.

Ela é ligada à Fecomércio Minas, e sua volta à cidade se deve muito à atuação do empresário sandumonense André Borges de Medeiros, diretor Tesoureiro de Patrimônio da Federaminas, e presidente do Sindicomércio Santos Dumont.

 

Compartilhe este conteúdo:

  3 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Boa coluna Com retições!’

Parabéns! Muito boa!!!

Parabéns! Muito boa!!!