Português (Brasil)

Com a presença de ministros e prefeitos, encontro político irá discutir desenvolvimento da Zona da Mata, Vertentes e Sul de Minas

Com a presença de ministros e prefeitos, encontro político irá discutir desenvolvimento da Zona da Mata, Vertentes e Sul de Minas

Data de Publicação: 24 de abril de 2023 12:23:00 Evento proposto por Luiz Fernando Faria (PSD) está agendado para sexta-feira (28) em Juiz de Fora

Compartilhe este conteúdo:

Por Redação... 

 

Na próxima sexta-feira (28), um encontro envolvendo ministros, deputados, prefeitos e empresários irá discutir o desenvolvimento econômico e social das regiões da Zona da Mata, Vertentes e Sul de Minas Gerais. O evento é proposto pelo deputado Luiz Fernando Faria (PSD), líder das bancadas mineira e Sul/Sudeste no Congresso Nacional, e está agendado para 14h30, na Universidade Federal de Juiz de Fora.

O encontro deve reunir entre 150 e 200 prefeitos da região, além de deputados e ministros do Governo Federal. Figuras como Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, e Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso, são presenças confirmadas.

De acordo com Luiz Fernando, essa será uma oportunidade de sensibilizar diversos setores e atrair investimentos para essas regiões do estado.

"Nos últimos anos tenho percebido que perdemos muito espaço político e, consequentemente, espaço no desenvolvimento, no progresso, no IDH para outras regiões de MG e do Brasil. Nós estamos fazendo esse movimento para chamar a atenção para nossa região, que foi uma das mais progressistas do Brasil na época da insdustrialização e perdeu muito espaço. Vamos trazer cinco ministros, além de Rodrigo Pacheco. Estamos em contato também com o vice-presidente Geraldo Alckmin. As expectaivas são altas de que esse movimento político inédito aqui possa fortalecer muito nossa região não só politicamente mas também com investimentos e trabalho para que possamos recuperar esse espaço perdido nos últimos anos", afirmou Luiz Fernando em entrevista à Rádio Alô FM.

A escolha por Juiz de Fora levou em conta, segundo o deputado, a estrutura que a cidade tem para receber eventos desse porte, além do município ter fácil acesso e funcionar como uma espécie de "capital" da Zona da Mata. 

Estudo irá apontar os desafios para o desenvolvimento

A falta de investimento e a estagnação dessas regiões nas últimas décadas são fatores que preocupam a população, a classe política e também o empresariado. Segundo Luiz Fernando, é preciso entender o que contribuiu para esse cenário e buscar soluções para que seja retomada a geração de emprego e renda para a população. 

"Eu encomendei um estudo das Universidades de Juiz de Fora, Viçosa, São João del Rei e Lavras para que eles apresentem o que está acontecendo, qual é o problema que estamos tendo aqui que não estamos desenvolvendo a contento, o que causou essa paradeira toda. Em cima disso nós vamos fazer um apelo às autoridades do governo federal para saber o que está acontecendo e como fazer os investimentos para essa região. O estudo vai apontar os detalhes, mas acredito que o escoamento da produção é um deles, financiamento empresarial, precisamos trazer empresas pra cá", comentou.

A discussão promete ser ampla e deve abranger assuntos como infraestrutura, agropecuária, desenvolvimento social e políticas econômicas que possibilitem a retomada do crescimento da região.

 

Foto: Divulgação PJF / 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário