Português (Brasil)

Secretários explicam na Câmara ações do Governo após fortes chuvas em Santos Dumont

Secretários explicam na Câmara ações do Governo após fortes chuvas em Santos Dumont

Data de Publicação: 31 de janeiro de 2023 16:43:00 População cobra melhorias na Zona Rural, sobretudo para garantir o direito de ir e vir. Secretários estiveram no Legislativo nessa segunda-feira (30)

Compartilhe este conteúdo:

 Por Gilberto Freire - Repórter...

 

Atendendo ao convite do vereador Tiãozinho do Formoso (PSC), os secretários de Administração, Joseane Aparecida de Azevedo; de Agricultura, Pedro Paulo dos Reis, além do chefe de Gabinete, José Lúcio de Almeida, compareceram ao Plenário Maurílio do Carmo Ribeiro a fim de esclarecer as ações do governo após os últimos temporais ocorridos em Santos Dumont, em especial na Zona Rural.

Um grande público compareceu à Câmara Municipal com o objetivo de se fazer ouvir, já que na atual temporada as chuvas que atingem a cidade, têm deixado as estradas rurais em situação lastimável. 

O presidente Flávio Faria (PTB) conduziu toda a reunião, que teve momentos bastante tensos, pois as cobranças recaíram sobre o secretariado de governo, em especial ao chefe da pasta de Agricultura, Pedro Paulo.

A Secretaria em questão tem receita prevista no Orçamento Municipal 2023 de R$ 3.102.000,00.

Neste contexto, houve reclamações do público, que alegou que mesmo com um orçamento deste as estradas rurais encontram-se em situação crítica.

 O secretário se defendeu dizendo que precisa de melhores condições para executar seu trabalho. A mais dura crítica a Pedro Paulo foi feita pelo vereador Tiãozinho do Formoso, que  disse que a pessoa do secretário é pura gentileza, mas que como chefe da pasta deixa muito a desejar. O parlamentar foi ovacionado pela plateia presente no plenário.

Todos os vereadores aproveitaram para cobrar dos secretários, já que os problemas vividos pela cidade e também pela Zona Rural se repetem em anos anteriores. Foi cobrada também uma abertura de diálogo, posição defendida pelos secretários Joseane e José Lúcio.

Escória

Uma das soluções paliativas apontadas é utilizar nas estradas a escória oriunda da ArcelorMittal, mas o material tem sido escasso e é prioritariamente utilizado pela Prefeitura de Juiz de Fora, em sua Zona Rural.   

Preocupado com a situação, o vereador Flávio Faria sugeriu uma alternativa. A proposta consiste em que Santos Dumont entre em contato com a empresa Gerdau, para obter rejeito de minério. Segundo o vereador, há informações de que a empresa entrega gratuitamente rejeitos às cidades em até 100km de sua sede. Mas que existe a possibilidade de conseguir tal rejeito, mesmo que Santos Dumont exceda a distância em 15 ou 20 km. A Prefeitura Municipal busca uma solução para o assunto.

Público

Estiveram presente na reunião figuras como o ex-vereador Afonso Sérgio Costa Ferreira; Tiãozinho Camisola; o empresário João da Ruralvet; a professora do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, Gicele Brittes, além de produtores rurais. 

Todos pediram uma solução quanto a recuperação e a segurança das estradas rurais. 

Secretários

O chefe de Gabinete, José Lúcio, comentou que tudo aquilo que for prioridade o governo vai avaliar e tomar as decisões necessárias para cada caso. Ele disse que todas as demandas foram anotadas e que irá reunir-se com Joseane e Pedro Paulo para discutir o assunto e levar os temas ao prefeito Betinho. 

O secretário Pedro Paulo disse que o paliativo é a utilização dos cascalhos. Com a presença deste material, a pasta trabalharia "dia e noite". 

A secretária Joseane reforçou o comentário de Pedro Paulo, afirmando que neste período todas as prefeituras da região encontram-se na mesma situação que a de Santos Dumont, com a liberação de apenas um caminhão de escória.

Na questão do maquinário, os secretários informaram que irão fazer uma força tarefa para Agricultura, mas que é preciso ter o material. "Não adiante estar lá e não ter a escoria ou o cascalho". 

 


Fotos: Gilberto Freire

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário