Português (Brasil)

Dia de Santo Antônio é comemorado nesta segunda-feira

Dia de Santo Antônio é comemorado nesta segunda-feira

Data de Publicação: 13 de junho de 2022 15:15:00 Igrejas das cidades de Ewbank da Câmara e Juiz de Fora tem o santo como padroeiro

Compartilhe este conteúdo:

 Por Redação

 

Nesta segunda-feira, 13 de junho é comemorado o Dia de Santo Antônio, santidade católica e padroeiro das cidades de Ewbank da Câmara e Juiz de Fora. A data celebrada um dia após o Dia dos Namorados, faz com que os fiéis apostam em simpatias e orações para conseguir um bom casamento.  

Por que Santo Antônio é casamenteiro?

Não há uma origem certa para essa fama, mas há um relato mais conhecido de uma mulher que precisava de um dote para se casar e recorreu ao santo, conseguindo de maneira milagrosa o dinheiro necessário para realizar o sonho do casamento. 

A partir disso, essa fama só cresceu no Brasil e não são poucas as simpatias para que Santo Antônio promova uniões ou para que ajude fiéis a encontrar um companheiro (a).

História do Santo 

Santo Antônio foi batizado no nascimento como Fernando. Ele nasceu em uma família rica e nobre de Lisboa, em Portugal. Ainda jovem, foi para a escola em Coimbra e entrou para a ordem de Santo Agostinho, quando foi ordenado sacerdote. Quando as relíquias de frades (nomeação) dada a um católico consagrado franciscanos martirizado em Marrocos visitam Coimbra, Fernando foi levado a pedir ingresso na ordem de São Francisco, recém fundada.

A fama de Santo Antônio já era conhecida em Portugal, devido ao despojamento e santidade dele. Foi quando se tornou frade franciscano que Fernando assumiu o nome de Antônio, em homenagem ao Santo Antão. Na Itália, conheceu pessoalmente São Francisco de Assis, que o autorizou a ensinar teologia aos frades franciscanos em Bolonha. Antônio se dedicou à pregação entre o povo, em diversos lugares da Itália e do sul da França.

O santo morreu em 13 de junho de 1231 em Pádua, onde escolheu transcorrer a última fase da existência terrena. Santo Antônio foi canonizado aos 30 de maio de 1232, menos de um ano após a própria morte. A santidade e os milagres operados em vida convenceram a Igreja a fazer tal operação.

 

Foto: Getty Images

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário