Português (Brasil)

Coluna do Meio

13 de maio de 2022

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 Por Clézio Sá - Colunista

 

Reajuste Salarial Complicado

Os reajustes salariais pretendidos pelos funcionários públicos do Estado de Minas Gerais são justos e necessários. A defasagem nos seus salários tem sido crescente nesses últimos anos. O poder de compras foi reduzido e eles, hoje, lutam com muita dificuldade para manterem um digno padrão de vida.

É certo de que esse problema no Estado vem se arrastando há muito tempo, isso porque os governadores anteriores também não fizeram os reajustes necessários. Com esse período de grande inflação, ninguém mais está suportando essa situação de penúria.

É bom lembrar que no governo de Fernando Pimentel (PT) os salários, além de defasados, atrasavam, chegando a ser pagos em até quatro parcelas e o 13º salário chegou a ser pago em doze parcelas, sendo que o último foi pago parcelado pelo governador Romeu Zema.

O atual governador Romeu Zema assumiu o governo com o Estado praticamente quebrado. Com muito sacrifício, ele vem equilibrando as finanças de Minas e pagando os salários dos funcionários e o 13º em dia. Mas segundo os técnicos de sua área econômica, a situação financeira ainda é bastante complicada, e a dos funcionários também é caótica.

Vamos torcer para que o governo de Minas, juntamente com a Assembleia Legislativa, o SINDIUTE, a Justiça e os funcionários encontrem um meio termo para solucionar bem essa situação reivindicada pelos funcionários. Todos nós sabemos que ela é justa e necessária.

O que se estranha nesses movimentos de classes é que o mesmo não acontecia no governo de Fernando Pimentel (PT) onde havia motivos maiores para que esses movimentos grevistas acontecessem.

É fato que nenhuma pessoa endividada consegue equilibrar suas finanças sem fazer cortes nas suas despesas e abdicar de alguns benefícios. Isso também vem ocorrendo com o governo de Minas. Com essas medidas amargas, todos os órgãos públicos e funcionários estão sendo penalizados. O que ninguém pode negar é que, mal ou bem, ele vem equilibrando as finanças de Minas Gerais e colocando em prática muitas de suas promessas de campanha. Ele alega que a necessidade de cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei Orçamentária o impedem de realizar muitas coisas reivindicadas pelos funcionários e a população de Minas. O único problema é que se não podia cumprir as reivindicações dos funcionários da Segurança, não deveria ter prometido.

Com tudo isso, é preferível receber os salários em dia e com um reajuste menor do que ficar recebendo parcelado e sem previsão de receber o 13º salário, mesmo diante de tantos apertos nas finanças.

Acho que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, ao dar seu parecer no pedido do governador Romeu Zema, levou muito em consideração a situação orçamentária em que se encontra o Estado de Minas Gerais. Nessa hora, lembramos um pensamento do Buda que dizia assim: “Preocupações não nos tiram os problemas de amanhã, elas nos tiram a paz de hoje.”

Essa demanda reinante entre o Estado e os seus servidores vai rolar durante todo o ano de 2022, com várias apelações na Justiça. É sempre bom lembrar que estamos vivendo em um ano eleitoral, onde os interesses políticos, às vezes, falam mais alto.

Que todos lutem pelos seus direitos, mas sem prejudicar a vida dos alunos e de seus pais, que estão sofrendo as consequências da falta presencial dos alunos nas escolas desde 2020 em consequência dessa maldita pandemia da Covid-19. Essa história de que haverá reposição das aulas é pura balela. Elas ocorrem da pior maneira possível, e os danos provocados na vida dos alunos com essas paralisações serão irrecuperáveis.

Mais uma vez vamos cair naquele velho ditado: “Nessa briga do mar com o rochedo, quem leva pior é o marisco.”  

 

Não deu liga

Promover carnaval fora de época é a mesma coisa que você querer reunir amigos para tomar cerveja em um bar na segunda-feira. Carnaval tem que ser realizado mesmo em fevereiro, reza a nossa tradição.

Marcou presença

O professor João Luiz Pedrosa (ex-BBB) marcou presença na festa de lançamento da candidatura de Luís Inácio Lula de Silva à presidência da República, no dia 07 de maio, em São Paulo.

176 anos de emancipação política

Por falar em 07 de maio, nessa data a minha querida cidade natal, Rio Bonito - RJ, comemorou seus 176 anos de emancipação política. Participei muito dessas festividades, principalmente nos desfiles escolares realizados nos dias 07 de maio. Tempo bom...

Ao meu filho com carinho

12 de maio foi um dia muito especial para mim e toda a minha família: foi aniversário do meu querido filho, Luciano Corrêa de Sá. Muito bem relacionado nessa cidade, ele é uma pessoa prestativa, atenciosa e muito educada no seu relacionamento com todos parentes e amigos. A ele o meu carinhoso abraço.

Um chopinho aí!

Hoje 14 de maio, é dia de tomar aquele chopinho esperto no Recanto da Raposa por um motivo muito especial: é o aniversário do seu proprietário e meu prezado amigo Daniel Volpe. O mesmo vai ocorrer na Villa Choperia, onde seus funcionários vão promover aquele brinde muito especial.

Muito querida

A Edyr Gonçalves Volpe, está sempre cercada de muito carinho dos seus filhos Daniel, Ricardo e Caroline, e do neto. Podemos comprovar isso através dessa foto, tirada no dia do seu aniversário: 09 de maio.

Presença constante

Depois da excelente cantora sandumonense Marcília Queiroz brilhar no The Voice Brasil +, chegou a vez da nossa linda menina Maria Laura de Oliveira, de 11 anos, mostrar o seu talento, charme e simpatia ao Brasil através da banca de jurados do famoso programa The Voice Kid’s. Brilhante apresentação no dia 08 de maio.

Parabéns...

Para a querida amiga Jandira Maria pela passagem do seu aniversário, no dia 09 de maio.

Tiro o chapéu...

Para o talentoso escritor, compositor, cartunista, artista, carnavalesco e grande amigo, Leonísio da Silva Barroso, o popular Léo, aniversariante do dia 11 de maio. Gente finíssima!

Dra. Fátima

Também no dia 11 de maio aconteceu o aniversário da competente fonoaudióloga, Dra. Fátima Ferreira Bentes Novais. Pessoa de fino trato e muito dedicada à sua profissão. Seus parentes e amigas não deixaram a data passar em branco.

ABC da felicidade

As famílias Boza e Amadeu festejam o ABC da felicidade no dia 14 de maio, com tudo que têm direito. O empresário Ricardo Boza festeja, hoje, mais um aniversário.

Regulação da mídia

Influenciado pelo jornalista e seu ex-ministro Franklin Martins, a regulação da mídia virou ideia fixa de Lula, caso ele ganhe as eleições para presidente em outubro. Essa regulação fere os princípios constitucionais e o marco histórico de um país democrático.

Clima de instabilidade

Essa desavença entre o TSE e o Ministério da Defesa cria um clima de insegurança e instabilidade nas eleições de outubro. O porquê dessa polêmica toda, eu não sei e nem quero saber.

Homem de confiança

O sandumonense Luís Soares Dulci continua sendo uma das pessoas de inteira confiança do candidato à presidência da República, Luís Inácio Lula da Silva. Caso Lula seja eleito, é praticamente certo que ele venha a ocupar um ministério no governo federal. Competência para isso ele tem, e muita.

Cinismo

A direção da Petrobras anuncia com muito estardalhaço um lucro histórico da empresa estatal nesses primeiros meses de 2022, mas não se acanha em anunciar um quarto reajuste nos preços dos combustíveis nesses últimos meses. O grande massacrado com essa política de preços da Petrobras é o povo. Os preços dos produtos nos supermercados disparam em consequência dos constantes aumentos nos preços dos fretes pelas transportadoras.

3ª via já era

O sonho de aparecer um bom nome para ser candidato à presidente da Republica como opção acabou. O ideal seria a união de todos os partidos, menos o PT e PL, em torno de um nome sem vínculo com essa política contaminada que se apoderou do Brasil. Como sugestão, sugiro os nomes de Ives Gandra, Joaquim Barbosa e Rubens Menin (MRV). Todos com elevado conceito junto aos brasileiros.

Por livre pressão

Sob livre e espontânea pressão, a cantora Daniela Mercury abriu mão do cachê de R$ 160 mil que iria receber da prefeitura de São Paulo pela sua participação na festa do ‘Dia do Trabalho’ promovida pelos sindicatos dos trabalhadores, com a presença do candidato Lula. Puro idealismo.

Comunicador nato

Geovane Martins marca presença nessa cidade no setor das comunicações, no comércio e até na política. Foi o primeiro a lançar nessa cidade a rede de internet e o Portal SDNet. Ele tem amplo conhecimento dos problemas que afetam a nossa cidade e a sua população. Seu aniversário foi no dia 1º de maio.

Deprimente

Foi constrangedor, para não dizer deprimente e ridículo, o discurso de Geraldo Alckmin no dia do lançamento da candidatura de Lula à presidência da Republica, no dia 08 de maio. União perfeita do cinismo, ambição política, picaretagem e falta de dignidade. Ele desmentiu tudo que vinha falando de Lula nesses últimos vinte anos, quando era um dos líderes do PSDB.

Insegurança política

Essa polêmica do indulto concedido pelo presidente Bolsonaro ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) vai gerar muitas polêmicas nos meios políticos e do Judiciário. Qualquer decisão que vier a ser tomada vai gerar uma insegurança jurídica muito grande no país. Isso não será nada bom para a necessária harmonia entre os Três Poderes do Brasil.

Terceira via sim...

... mas sem a presença desses quatro candidatos que se intitulam o preferido: Ciro Gomes (PDT), João Dórea (PSDB), Simone Tebet (MDB) e Luciano Bivar (União Brasil). A chance de algum deles chegar ao segundo turno é zero.

Compartilhe este conteúdo: