Português (Brasil)

Cidade em foco

Data de Publicação: 18 de março de 2022 20:46:00 18 de março de 2022

Compartilhe este conteúdo:

 

 

Por Rodrigo Sá - Colunista

 

Prefeitura em Festa

Amigos e funcionários da Prefeitura Municipal não deixaram passar em branco, quando o Prefeito Betinho comemorou mais um ano de vida.

Foi preparado com muito carinho um bolo, salgadinhos e refrigerantes, e quando o chefe do Executivo chegou, o ‘Parabéns prá você’ foi entoado em ritmo de alegria pelos presentes.

Muito Querido

Com seu carismático e simples de ser, Betinho já conquistou a simpatia da maioria dos funcionários da prefeitura e vem deixando sua marca na história da gestão do Executivo municipal.

Acidentes

Após um tempo de calmaria a via principal da cidade, que liga os trevos norte e sul e engloba as avenidas Wilson Modesto Ribeiro, Coronel José Guilherme de Almeida, Getúlio Vargas e Dr. Guilherme de Castro, além da rua XV de Fevereiro, voltaram a registrar seguidos acidentes automobilísticos.

Essa semana duas motos se chocaram, pasmem, quando seguiam no mesmo sentido, deixando duas pessoas feridas.

No último mês dois acidentes foram registrados entre o Hospital e a rua da Biquinha, estes dois por sorte sem vítimas.

Retomada das Obras

Passadas as chuvas fortes que caíram na cidade no final de 2021 e início de 2022, a Prefeitura está retomando o ritmo das obras. O secretário Oscar Toledo anda atarefado com tantas frentes de trabalho, que vão desde simples manutenção em vias e estradas, a complexas obras de asfaltamento e infraestrutura urbana.

Destaque para a conclusão da Creche no bairro Santo Antônio e o asfaltamento da estrada de Nova Dores.

Mas atualmente, a prioridade da população é a esperada operação tapa-buracos...

Começou

Falando no tapa-buracos, esta esperada operação tece início esta semana nas principais ruas da cidade. A expectativa da Secretaria de Obras é que todos os bairros da cidade sejam atendimentos nos próximos meses.

Força Regional

Liderados pelo prefeito de Barbacena, Carlos Du, prefeitos da região vem se unindo em busca do fortalecimento dos pequenos municípios das zonas da Mata e Vertentes.

Na última semana uma reunião política na residência do deputado Luiz Fernando contou com diversas lideranças regionais, e o tema foi exatamente este, o fortalecimento regional em busca do crescimento dos municípios que há anos vem sofrendo pela falta de representatividade política nos cenários estadual e federal.

O prefeito Betinho era um dos presentes a esta reunião.

Novo Apoio

Por falar em Luiz Fernando, na última semana ele recebeu o apoio de mais uma liderança de nossa cidade, que historicamente sempre fez oposição ferrenha a ele em Santos Dumont: Cláudia Corrêa, militante histórica do PT e que na última eleição foi candidata à vereadora apoiando a então candidata Dra. Kênia.

A cidade precisa

Em conversa com este colunista, Cláudia reconheceu o trabalho que Luiz Fernando sempre fez para Santos Dumont, afirmando que ele é o único nome capaz de recolocar nossa cidade com representatividade no cenário político nacional.

Cláudia disse ainda que a oposição sempre fez um trabalho político de doutrinação com a frase de que ‘ele nunca fez nada para cá’, reconhecendo que isso foi uma injustiça histórica que precisa ser reparada enquanto é tempo.

Estadual

Circula pela cidade mais um nome que pode postular uma candidatura a deputado estadual nas eleições de outubro deste ano: Luan Guedes.

Trata-se de um jovem dinâmico e com forte atuação na política partidária na cidade, sendo sempre apontado como o principal articulador de se pai, o ex-vereador e vice-prefeito, Gerson Guedes Rabello.

Construção Civil

Uma das áreas que mais tem crescido na cidade é a construção civil. Alguns empresários vêm se destacando neste ramo e investindo pesado na construção de prédios residenciais de alta qualidade, como é o caso dos irmãos Anderson e Rafael Mendes, filhos do amigo José Naujo Vieira.

Brasília

O Presidente da Fundação Casa de Cabangu, Dr. Sandro Vilela, acompanhado do vice-prefeito Gonzagão e do secretário de Turismo Fabrício Andrade esteve esta semana em Brasília, onde foi em busca de aprovação de alguns projetos visando a liberação de recursos importantes para nosso Museu de Cabangu.

Reabertura

Por falar no Museu, a Aeronáutica, através da EPCAR, está concluindo algumas reformas essenciais que precisavam ser feitas na Casa Natal de Alberto Santos Dumont, e se tudo correr como o previsto, nosso Museu deverá ser reaberto para visitação nas próximas semanas.

Articulação

Gostem ou não, o poder de negociação do Rui Leonardo da Costa é de se admirar. Ele circula por todas as esferas do poder, consegue articular com gregos e troianos como poucos e sempre tem uma solução para todo tipo de problema.

Se bobearem, coloquem o Léo para conversar com o Putim que ele para a guerra na Ucrânia.

Canal 14

Já está no ar em fase experimental o Canal 14, novo veículo de comunicação da Rede Municipal de Jornalismo. A programação consiste em reportagens sobre a cidade, um jornal com o resumo das principais notícias da semana e programas de variedades, tudo exclusivamente de Santos Dumont e região.

A população pode acessar o Canal 14 pela rede de TV à cabo Multimídia, além de assistir gratuitamente na rodoviária (já no ar) e outros pontos variados da cidade que anunciaremos em breve.

Preço das Passagens

Entre as várias consequências econômicas que a alta desenfreada dos combustíveis trás ao nosso dia a dia, está o preço das passagens de ônibus.

Em Santos Dumont as empresas Celeste e Viplam, que são concessionárias das linhas urbanas do município, devem pedir reajuste de preços ou um subsídio por parte do Executivo.

Concorrência Desleal

Os donos de empresas de ônibus em nossa cidade vêm reclamando há algum tempo da concorrência desleal no transporte urbano por parte dos motoristas de aplicativos. Como em nossa cidade este tipo de transporte não está regulamentado, o número de veículos está crescendo assustadoramente e nem todos seguem as regras da concorrência, com alguns ‘pescando’ passageiros em pontos de ônibus a preços abaixo da passagem.

Sabemos que para o usuário isso é muito bom, mas se acontecer um desequilíbrio financeiro nas empresas de ônibus, as consequências podem ser trágicas, chegando até mesmo à inexistência de interesse na exploração deste serviço.

 

 

Risco Real

Pode parecer exagerado esse alerta, mas cidades como Barroso e Conselheiro Lafaiete estão padecendo com a falta de ônibus para atender a população. As empresas não aguentaram a situação e entregaram o contrato. O resultado é o povo sem ter a quem recorrer quando precisa de transporte de grande escala, e aí o preço do transporte por aplicativos volta a subir com a lei da oferta e da procura.

Bom lembrar que toda a gratuidade existente com as ‘carteirinhas’ que beneficiam idosos, deficientes e outras classes são custeadas pelas empresas, o que chega a significar 30% de todo o movimento dos ônibus.

82 Anos

Um abraço fraterno ao amigo José Maria de Oliveira Pereira, o ‘Zé Maria de Mantiqueira’, ex-vereador e ilustre liderança política daquele distrito.

Ele comemorou 82 anos no último dia 15, e seus filhos Carlos Alberto, Alexandre e Jaqueline não deixaram a data passar em branco.

Ao Zé Maria, votos de muita saúde...

Contas em Dia

Passados dois anos da pandemia, quando o país passou por uma crise sanitária e econômica sem precedentes, devemos registrar que a prefeitura conseguiu atrasar todo este período mantendo suas contas rigorosamente em dia.

Sabemos que as prefeituras receberam muitos recursos, mas sem uma gestão responsável e competente, muitos municípios já voltaram a operar no vermelho.

Este não é o caso de Santos Dumont. Liderada pelo prefeito Betinho, a secretária Sheila Ribeiro Alvim vem mantendo sua secretaria redonda, com salários e encargos em dia, fornecedores recebendo pontualmente e ainda conseguindo segurar as pontas para que obras e investimentos sejam feitos no município.

Para ser justos, temos que destacar ainda a atuação dos dedicados funcionários efetivos Lucinho Ribeiro, Adriana Almeida, Vanda Brasil, Silvana Lúcia, Letícia Faria, Marília Barbosa e Isabel Ferreira Rossberg, que são o esteio desta importante secretaria do município.

Violência

A vizinha Juiz de Fora, que é conhecida por ser uma cidade tranquila apesar de seus quase 600 mil habitantes, viveu momentos de angústia na última semana com dois crimes que chocaram a cidade.

Um crime passional registrado em um motel da cidade tirou a vida de um casal, após um policial matar sua companheira e suicidar em seguida. Dias depois uma mulher foi esfaqueada dentro de uma loja no centro da cidade.

Que Deus ilumine a humanidade...

Cruzeiro no ‘MSC Splendida’

Muito bacana a postagem da amiga Vivien Piloni, de sua viagem de férias no navio ‘MSC Splendida’. Ela curte férias com o marido Jayme Pilone e os amigos Carlos Alberto Alves e Rosemary Lima, e eis que numa noite de confraternização encontram a sandumonense Andréia Freitas, nossa amiga ‘Dedéia’, funcionária da MSC.

Viajar é muito bom, assim como encontrar nossos conterrâneos pelo mundo afora...

Bazar Solidário

O grupo ‘Mulheres que Transformam’ está realizando mais uma ação solidária visando a realização de um bazar solidário. O objetivo é ajudar mulheres que estão em situação vulnerável, e ajudando, você pode transformar o que não é mais útil para você em algo extremamente necessário para outra pessoa.

O grupo aceita qualquer tipo de doação, de eletrodomésticos a roupas e bijuterias, e as entregas podem ser feitas através do zap (32) 98870-5539.

Lar São Miguel

É triste tomar conhecimento que a situação do Lar São Miguel, também conhecido como ‘Asilo’, não está nada boa. Na última semana dirigentes da entidade estiveram na Câmara Municipal visando colocar os vereadores à par do que acontece naquela entidade e pedirem apoio do poder público local.

Segundo o presidente Geraldo Amarildo informou que há cerca de 4 anos o Lar São Miguel não recebe qualquer subsídio do governo municipal.

Apoio da Comunidade

Para quem não se lembra, na época do prefeito Bebeto Faria não só o Asilo, mas a maioria das entidades assistenciais do município recebia uma verba mensal da prefeitura para auxiliar na sua manutenção.

Como hoje isso não está acontecendo, a população poderia apoiar ainda mais estas entidades que tanto fazem pela nossa comunidade mais carente. E pra começar, que tal ajudar no almoço beneficente que o Lar São Miguel vai realizar no dia 03 de abril, a partir das 12h, na Casa Paroquial da Igreja São Sebastião?

A retirada do almoço acontecerá por meio de drive thru, e haverá também a opção de delivery.

Exemplo de Solidariedade

O espírito solidário do povo sandumonense é grande, e a prova disso foi a grande contribuição dada à população de Petrópolis-RJ, que sofreu muito com uma grande chuva neste início de ano.

Uma grande mobilização iniciada por motociclistas arrecadou toneladas de alimentos e roupas, e contando com o apoio do exército, através do 4º Esquadrão, tudo que foi arrecadado chegou até quem realmente precisava em Petrópolis.

Entre as pessoas que abraçaram a causa destacamos Márcia Dias, Luciana Procópio, Ana Cristina Lucas, Maria de Lourdes Lucas, Ana Paula Soares, Isabelle e Verônica Almeida.

Na foto momento da entrega do material arrecadado em Petrópolis.

Não Gostou

O presidente da Associação de Moradores do bairro Vila Esperança, Francisco Araújo, não gostou nem um pouco da maneira como o nome da nova praçinha do bairro foi escolhido.

Diferentemente do que foi divulgado, Francisco afirma que a escolha do nome não teve a participação da comunidade, sendo uma escolha da MRS Logística e da Câmara Municipal.

Francisco informou que a escolha da associação seria o nome de ‘Odete Mendes Luiz’.

Apoio Importante

Entendo a frustração do Francisco, mas não podemos deixar de enaltecer a importância da MRS neste processo de revitalização daquele espaço e a preocupação do legislativo em um gesto de retribuição a esta importante parceria.

Tenho certeza que a comunidade, se for esta a intenção, encontrará outra forma de homenagear sua moradora Odete Mendes.

Como assim?

Recebemos de um cidadão a denúncia de que o nosso parque de exposições virou um gigante depósito de lixo e entulhos. Estivemos no local e ficamos espantados com a quantidade de entulhos lá depositados.

Um local com uma estrutura tão boa não pode ficar relegado ao abandono como está atualmente.

Esperamos que a prefeitura inicie uma limpeza do local, já que pelo que vimos lá, serão necessários meses para que tudo seja retirado como devido. Com o fim da pandemia se aproximando, em breve nossos produtores vão querer novamente utilizar o parque para a destinação que ele foi criado.

 

Foi Notícia no JM’

Dando sequência à publicação de fotos que foram notícias em um passado recente, a coluna desta semana traz mais alguns registros que merecem ser relembrados:

 

Evaldo Fonseca e Roberto Silva, em mais uma promoção

da Eletrônica Fonseca na Rádio Cultura

 

Em solenidade no Grêmio, Emy Macedo, Marize Peduzzi, Sinval,

Heloísa Bertolin, Haroldo Abreu e Cacilda Andrade

 

Nos saudosos carnavais na Simonetti, Bananinha,

Neném e Lúcio Sá Fortes

 

Ivanir Teixeira, Luiz Raimundo Emídio, Gilman e Nem do Aleixo,

em mais um torneio de sinuca no Grêmio

 

Os ex-vereadores Valter Amorim e Cid com o servidor da Câmara Wagner Reis

 

Quem se lembra do nosso folclórico Bitaca? Foi vereador por Santos Dumont

e hoje é conhecido vendedor de carros em Juiz de Fora

 

Em reunião no Hospital Misericórdia, Ronald Marques, Dr. Hélio Bastos,

Dr. Juliano Palmieri, José Antônio Pedro, José Lomeu e Loreto Brasil

 

Registro da última enchente que atingiu de maneira mais forte o centro de nossa cidade, na década de 80. Percebemos na foto que a mão na rua Prefeito José Maria Pitela era invertida, e o banco na época localizado onde hoje é o Itaú era o BEMGE

 

Compartilhe este conteúdo:

  4 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Um forte abraço a todos! Venho através desta. Fazer contato com os senhores, na intenção de com a ajuda de vocês. Encontrar algumas pessoas, e se possível os contatos deles! São elas: Bitaca - Gelson - Luiz irmão de Gilson, ambos moravam na Usina e o pai deles era o responsável pelo time do esporte! Que não sei se ainda existe! Alguns anos atrás, fiz parte da história desta cidade. Escrevendo alguns editoriais para o jornal do Saúde, técnico de futebol do Tigre, e Esporte. Fui comentarista esportivo! Foi os melhores anos de minha vida! Se puderem me ajudar neste objetivo, antecipadamente agradeço! Em tempo: PARA facilitar a identificação, Gelson e Luiz foram praticamente os precursores da atividade de camelô em Santos Dumont!

??????????????????????

??????????????????????

??????????????????????