Português (Brasil)

Pism 2022 na UFJF: provas serão aplicadas a cerca de 30 mil estudantes neste fim de semana

Pism 2022 na UFJF: provas serão aplicadas a cerca de 30 mil estudantes neste fim de semana

Data de Publicação: 5 de fevereiro de 2022 09:14:00 Exame ocorre no sábado (5) e domingo (6) das 13h às 17h, nas unidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis (RJ) e Volta Redonda (RJ)

Compartilhe este conteúdo:

 Por g1 Zona da Mata

 

Neste fim de semana serão realizadas as provas dos módulos I, II e III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Cerca de 30 mil farão os exames no sábado (5) e domingo (6), das 13h às 17h, em unidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis (RJ) e Volta Redonda (RJ).

A universidade divulgou uma lista de orientações para que os candidatos compareçam aos locais de prova bem informados sobre o processo, qual a documentação necessária e os protocolos de segurança contra a Covid-19 devem ser seguidos.

Documentação

Os documentos aceitos como identificação para a realização da prova são documentos oficiais de com foto, como: carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Não são aceitos documentos digitais, nem cópias autenticadas.

Durante toda prova, o documento de identificação com foto deve ficar disponível para que os fiscais de sala ou a coordenação local possam conferi-lo. Também não serão aceitas carteiras de estudante, de clubes ou qualquer outra documentação que não esteja presente no edital.

Horários

Os portões dos locais de prova serão abertos às 11h30, para que sejam evitadas possíveis aglomerações e atrasos, e fechados às 13h. A coordenação ressaltou que não serão tolerados atrasos.

A orientação é que os estudantes cheguem com, ao menos, meia hora de antecedência para conhecer o local e evitar imprevistos.

O participante que não comparecer nos dias, horários e locais apresentados no comprovante definitivo terá a inscrição cancelada. Não haverá aplicação de segunda chamada das provas do Pism.

Já após o começo da prova, o estudante precisa ficar no local por, no mínimo, uma hora e trinta minutos. A UFJF reforçou que não haverá prorrogação do tempo de prova por conta do afastamento do candidato da sala, inclusive para atendimento médico.

Protocolos de segurança

É necessário que o estudante utilize máscara de proteção contra a Covid-19 para cobrir totalmente o nariz e a boca, desde a entrada até a saída do lugar da realização das avaliações.

Aqueles que se recusarem a respeitar os protocolos sem justificativa adequada serão eliminados do exame.

A medida também é obrigatória para os aplicadores de provas e acompanhantes de mães que estiverem amamentando.

A UFJF não fornecerá máscaras aos candidatos e não será permitido que o estudante entre no local de provas sem o uso das proteções faciais seguindo os protocolos exigidos pela Instituição.

É importante que os estudantes tenham, no mínimo, uma máscara reserva, além de um saco plástico para guardar a usada, para serem trocadas a cada três horas, ou menos, caso ela fique úmida, suja ou molhada.

Caso algum candidato apresente desconforto de saúde durante a realização da prova, ele será encaminhado para outro ambiente que possibilite a conclusão do exame.

É recomendado que os candidatos utilizem máscaras N95 ou PFF2, cirúrgicas ou de tecidos com pelo menos duas camadas. Não serão aceitas máscaras de crochê, tricô ou transparentes.

Alimentação

A retirada da máscara só é permitida para alimentação rápida ou ingestão de líquidos. Ainda é indicado que esse ato seja feito individualmente do lado de fora da sala de prova, na companhia de um fiscal, em local aberto e arejado. Recomenda-se higienizar as mãos antes da alimentação.

Os bebedouros não devem ser usados, com esses interditados para a prova.

Sintomas gripais ou de Covid-19

É recomendado que os candidatos que demostrarem sintomas gripais ou de Covid-19 façam teste para a última doença. Em caso de positivo, o inscrito não deve comparecer para a realização da prova.

O que pode levar

Sobre a carteira ou mesa, somente é permitido documento de identificação com foto, caneta azul ou preta de corpo transparente, álcool em gel transparente e sem rótulo e régua transparente. É de obrigação do candidato levar tais materiais.

Também serão permitidos alimentos de consumo rápido, líquidos em garrafa transparente sem o rótulo e medicamentos, caso necessário.

O que não pode levar

Os estudantes não podem utilizar durante a prova óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras e gorros. Também não podem portar nenhum tipo de arma, mesmo com porte.

Ainda é proibido a utilização de lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, aparelhos de mp3 ou similares, gravadores, relógios de qualquer tipo, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

O candidato de cabelos compridos deverá mantê-los presos durante a realização das provas, deixando as orelhas à vista.

É permitido levar celular. Entretanto, ao entrar na sala de provas, o estudando deve guardar o aparelho desligado, preferencialmente sem bateria, em embalagem própria fornecida pelo fiscal.

Outros equipamentos eletrônicos também devem ser desligados. Caso essa norma não seja cumprida, o participante será eliminado.

Caderno de prova e folha de resposta

O candidato recebe, em cada dia do exame, um caderno de provas e uma folha de respostas. O caderno de provas contém todas as questões objetivas e discursivas. Já a folha de respostas contém espaço para marcação das respostas.

A folha de respostas será o único documento utilizado para a correção. Portanto, os estudantes devem estar atentos ao transcrever as respostas.

A questão que não apresentar nenhuma opção assinalada, assim como aquela que tiver mais de uma opção indicada, ou que contiver manchas, borrões, emendas, correções, traços, pontos, sombreados ou quaisquer outros tipos de rasuras será desconsiderada no momento da correção.

Não é possível trocar ou pedir uma nova folha de respostas durante a aplicação da prova.

Pism 2022

 

As provas dos módulos I e II têm 56 questões, objetivas e discursivas de igual forma e teor, totalizando 120 pontos. No sábado, serão abordados os conteúdos de Língua Portuguesa, Geografia, Matemática e Química. Já no domingo, serão cobradas as competências de Literaturas, Biologia, Física e História.

Já para os inscritos no módulo III são 60 questões, com questões objetivas iguais para todos os candidatos e discursivas de acordo com a área de conhecimento correspondente ao curso escolhido. Neste módulo, os inscritos podem alcançar até um total de 140 pontos.

No sábado, todos farão as questões objetivas sobre Língua Portuguesa, Literaturas, Biologia e Matemática. Aqueles que escolheram cursos de Economia e Administração serão cobrados sobre conhecimentos discursivos de Língua Portuguesa, Matemática e Sociologia.

Já os que optaram pelas Exatas, terão que discorrer sobre Língua Portuguesa e Matemática. Para os estudantes voltados para a área de Humanas serão abordados assuntos sobre Língua Portuguesa, Literaturas e Sociologia. E os inscritos em graduações do campo da Saúde terão como temas Língua Portuguesa e Biologia.

No domingo, as questões objetivas serão sobre Física, Química, Geografia e História. Já as discursivas para aqueles que escolheram cursos de Humanas e de Economia e Administração serão sobre Geografia, História e Filosofia e para os candidatos das áreas de Exatas e de Saúde serão sobre Física e Química.

 

Foto: UFJF - Divulgação

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário