Português (Brasil)

Coluna do Meio

21 de janeiro de 2022

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 Por Clézio Sá - Colunista

A Escola Ideal Para o Seu Filho

Janeiro é um mês especial, é verão, muito calor, chuvas e férias. É um mês que, também, acarreta muitas preocupações aos pais na escolha da escola ideal para matricular os seus filhos, principalmente no chamado curso maternal.

 Será um período de transição e adaptação da criança a uma nova realidade. Nessa hora é primordial a confiança e a segurança dos pais em relação ao nível da escola, na capacidade profissional e pedagógica dos professores e no poder de relacionamento dos funcionários com as crianças. A segurança dos pais, instintivamente, passa para os seus filhos ao ingressarem na escola.

Daí se conclui que o processo de adaptação está relacionado com a receptividade que as crianças terão com as pessoas que passarão a conviver e com o ambiente que vai encontrar na escola. Para a criança tudo é novidade, é diferente de tudo que vivenciou até aquele momento. Alguns reagem através do choro e da pirraça, enquanto outros vão aceitando, em clima de tensão, essa mudança em seus hábitos.

Daí a importância da adaptação ser bem conduzida, afinal, é a primeira experiência escolar da criança. Sempre existe na escola um profissional na qual a criança se adapta melhor e o escolhe como referência, o que irá facilitar a sua adaptação com o estabelecimento.

Valorizar, aplaudir e elogiar os seus feitos na escola pelos seus pais é muito importante na identificação da criança com a escola e os seus professores.

Reuniões dos pais com a equipe pedagógica só tende a melhorar cada vez mais esse processo de identificação das crianças com a escola, afinal, nesses encontros existem trocas de experiências sobre a melhor maneira de facilitar esse período de adaptação.

O papel do professor é muito importante na conquista da confiança da criança com a escola e com a sua equipe de educadores.

É muito importante a visita constante dos pais à escola sempre que for convidado para participar de alguma atividade escolar relacionada à vida de seus filhos nesse processo de adaptação.

A confiança dos pais com a escola e com a sua equipe profissional vai refletir na criança, que passará a se identificar melhor com os seus educadores e, em consequência, facilitar o desenvolvimento de suas potencialidades.

Diante de tudo isso se conclui que a perfeita interação entre os pais, professores, especialistas, direção e funcionários vai ter muita influência nesse difícil processo de adaptação da criança em sua nova fase da vida. Afinal, a escola passará a ser, a partir desse momento, a continuação de seu lar.

A presença dos pais na escola possibilita uma adaptação mais tranquila e humanizada de seu filho com a sua nova realidade. Participe desse processo de maneira ativa, eficiente e salutar. A criança só tem a agradecer.

Clézio Paulo de Sá       

Um instante maestro!

Peço, agora, um momento de pausa ao maestro Paulo Melado para cumprimentá-lo pelo aniversário, transcorrido no dia 19 de janeiro. Paulo tem uma participação ativa no desenvolvimento artístico de Santos Dumont como regente de coral na Igreja Matriz de São Miguel e Almas, em diversos concertos de Natal, na organização das fanfarras nas escolas e como cidadão ativo nas festividades que ocorrem nesse município. Ele também foi regente da Banda do Batalhão do Exército em Juiz de Fora. Gente finíssima!

Família Amorim em festa

O casal Didi e Iva Amorim estava na maior alegria no dia 19 de fevereiro por um motivo muito especial: o filho Ronan estava comemorando mais um aniversário. Ele é Promotor de Justiça em São Paulo, onde é muito elogiado pela sua competência, seriedade e dedicação às causas envolvendo o judiciário daquele estado.

Saúde em primeiro lugar

A simpática e comunicativa Daniela Tavares Henriques tem participação ativa no Hospital Misericórdia de Santos Dumont como fisioterapeuta. Ela também é proprietária da empresa, Corpo Physio Estática Ltda e do Restaurante Estação Texas, um dos mais aconchegantes dessa cidade.

Dedicação elogiável ao Cabangu

É impossível falarmos na manutenção do Museu Cabangu, sem abrir espaço para enaltecer o trabalho insano desenvolvido pela Mônica Castello Branco Henriques. Ela sempre se dedicou ao máximo ao nosso museu, criado pelo seu pai, o saudoso escritor Oswaldo Castello Branco, visando perpetuar a memória e os feitos do nosso irmão maior, o imortal Alberto Santos=Dumont. Mônica foi a aniversariante do dia 20 de janeiro.

Pura demagogia

Nessa campanha política de 2022 vamos ouvir muitos candidatos se posicionando contra a criação de fundo eleitoral, a reeleição e a favor da prisão após condenação em segunda instância. Depois das eleições... Aí é outra história.

Feminicídio

Infelizmente Santos Dumont, que sempre foi citada como uma cidade pacata, ordeira e hospitaleira, passa a figurar negativamente pela onda de violência que vêm ocorrendo no município nesses últimos anos. Diariamente estamos tomando conhecimento de diversos tipos de crimes que estão sendo praticados, sendo que alguns de tamanha violência que está ganhando espaço no noticiário do Estado de Minas gerais. Tráfico de drogas, roubos de carros, assaltos, agressões, assassinatos e, agora, mais esse bárbaro feminicídio no bairro das Graças, que teve como vítima fatal a Tânia Almeida. Sua amiga Luana Oliveira levou 4 facadas, mas sobreviveu. O autor desse crime foi um homem conhecido pelo apelido de “Caçador”, Valdecir. Ele foi preso na madrugada do dia 22. O povo clama por justiça e pede a volta da paz e tranquilidade que sempre imperavam nessa cidade.

Muita eficiência

Liderados pela agente de negócios Samara Vieira, os funcionários da agência do Banco Itaú nessa cidade trabalharam incessantemente no início de janeiro no atendimento aos clientes que aumentaram muito com a transferência do pagamento dos funcionários do estado de Minas para essa rede bancária. Com muita dedicação, competência, educação e cordialidade, eles procuravam dedicar o melhor atendimento possível aos clientes. Foram dignos de elogios.

Variante mortal

A pior variante ainda está prevista para chegar ao Brasil. Essa pandemia vai nos trazer danos irreparáveis e, contra ela não existe vacina. O alerta foi dado.  

Corpo encontrado

Os bombeiros de Juiz de Fora, após quatro dias de buscas, encontraram o corpo de menino de 15 anos que se afogou na famosa Cachoeira Luiz Cunha, no bairro Cabangu. Mais um alerta às pessoas que buscam se distrair nos rios e cachoeiras desse município.

Até remédios

Na rede de drogarias ‘Araújo’ encontramos refrigerantes, balas, chocolates, energéticos, ração para gatos e cães, perfumes, jornais, água mineral e até remédios.

Insaciáveis

Os partidos e parlamentares agem, na calada da noite, para restabelecer o valor de R$ 5,7 bilhões do fundo eleitoral. Eles estão se lixando para a opinião popular. Para essa corja, R$ 4,9 bilhões é muito pouco para ser queimado na campanha eleitoral desse ano. Crime de responsabilidade é esse praticado pelo Congresso Nacional em 2017 ao criar esse injustificável fundo, tirando dinheiro público que deveria ser aplicado na saúde, educação e outros benefícios sociais para atender à ganância desses políticos imorais.

Eleições 2022

Faltam pouco mais de oito meses para as eleições e seis para o início oficial das campanhas dos candidatos a cargos eletivos, conforme determina o STE. O certo é que as campanhas já estão nas ruas, as fake news se multiplicam de maneira até imoral e os nomes dos vices estão sendo mantidos escondidos. Enquanto isso, a maioria dos eleitores continua indiferente aos desdobramentos feitos pelos candidatos. Até agora nenhum candidato pode ser considerado como favorito absoluto. Muitas coisas ainda estão por acontecer.

Campanha Eleitoral

Os candidatos até agora não apresentarem nenhum projeto consistente em termos de governo. A campanha está sendo desenvolvida na base das fake news e de olho arregalado nas verbas dos fundos eleitoral e partidário. Até agora, nenhum dos candidatos citados inspiram credibilidade na maioria dos brasileiros.

Isonomia

Isso significa igualdade de tratamento a todas as pessoas e classes profissionais. Assim deveria ser em relação a reajustes de salários, benefícios e gratificações. Isso deveria ser aplicado inclusive nas distribuições das verbas públicas junto aos estados e municípios, de acordo com o número de habitantes e de arrecadação e na distribuição das verbas parlamentares.

Ele é o cara!

Quem poderia imaginar que o porco seria o personagem e a esperança de milhares de pacientes que estão aguardando na fila um transplante de coração. Fora os políticos; viva os porcos.

Bom gestor

Quando o governador de São Paulo João Dorea falou que o Brasil está precisando de um bom gestor, certamente ele estaria se referindo sobre a necessidade do lançamento de um novo candidato que representaria uma nova opção aos eleitores na escolha do novo presidente do Brasil. Infelizmente esse nome ainda não apareceu.

Maior atendimento

O crescente aumento de pessoas diagnosticadas com o vírus da Covid-19 tem elevado muito a procura de atendimento médico no Hospital Misericórdia de Santos Dumont. Os leitos da UTI reservados aos portadores do coronavírus estão praticamente todos ocupados. Prevenção ainda é a melhor maneira de se evitar a contaminação pela variante Ômicron.

Compartilhe este conteúdo: