Coluna do Meio
15 de janeiro de 2022
|
Por Clézio Sá - Colunista
Brasil em Clima de Tragédias
Todos nós aguardamos as festas de fim de ano na maior euforia. Encontros com amigos e familiares são programados em clima de muita alegria, cervejas, vinhos, espumantes, jantares de confraternizações, churrascos, ceias, trocas de presentes e pouca oração e fraternidade com os irmãos excluídos da sociedade.
Janeiro é o mês das férias programadas com os familiares. É um mês de muito sol, ideal para se curtir praias, piscinas, cachoeiras, ecoturismo, pousadas, resortes, cidades históricas e viagens. Tudo é programado nos mínimos detalhes.
As empreses de turismo, têm nos meses de janeiro e fevereiro os principais, em termos de faturamento. Diversos tipos de excursões são programadas. Tudo de acordo com o gosto e as condições financeiras dos seus clientes. Tudo é programado nos mínimos detalhes, mas normalmente alguns detalhes são esquecidos: os imprevistos provocados pelas mudanças climáticas que trazem como consequências o sofrimento, a dor e cicatrizes que jamais serão apagadas da memória dos familiares. Os fatos às vezes ganham proporções tão grandes que provocam comoção em toda sociedade, que se solidariza com os sofrimentos dos familiares das vítimas atingidas pela tragédia.
Nesse período, geralmente marcado por grandes tempestades, os acidentes ocorrem com mais frequência nas estradas, nas praias, lagos, cachoeiras e represas, tendo como consequência um número elevado de mortes e de pessoas que ficam entrevadas por toda a vida.
Não restam dúvidas de que as maiorias dos acidentes ocorrem devido à imprudência e negligência das pessoas que não tomam as medidas de segurança necessárias. É claro que muitos acidentes ocorrem de maneira imprevista, provocando grande destruição e mortes, como o rompimento da barragem de Brumadinho, e agora, o desabamento em Capitólio. Mas o certo é que em ambos os casos ocorreram negligência, falta de prudência e de medidas de segurança, por parte das pessoas envolvidas.
Não se justifica fazer passeios de barco com tempo de tempestades se expondo às suas consequências. O risco de acidentes são maiores. Os imprevistos acontecem, eles não mandam avisos, mas às vezes dão sinais daquilo que podem acontecer. Daí a necessidade de mapear as áreas de risco, orientar bem as pessoas e proibir a presença delas nesses locais.
Agora certamente alguns juristas vão procurar responsabilizar alguém pelo acidente da queda do cânion em Capitólio. Provavelmente irão jogar a culpa no Estado e município, afinal grandes indenizações estarão em evidência. Mas isso é outra história.
Vamos programar nossas férias criteriosamente, não vamos abrir mão de nos distrair e proporcionar momentos de alegrias e felicidades aos nossos familiares, mas é necessário planejar com muito critério e coerência esses momentos de lazer, para evitar problemas que possam destruir esses momentos de felicidades ao lado dos familiares.
Espero que o tempo melhore e vocês possam curtir bem suas férias. Pé na estrada e boa viagem.
Clézio Paulo de Sá
Aquele abraço
O dia 13 de janeiro foi pequeno, para a Anna Maria Palmieri receber tantos abraços pela passagem do seu aniversário. Anna Maria é atenciosa, comunicativa e muito querida nessa comunidade.
Sempre presente
A Guacira Mattos Griese está sempre atenta aos fatos que ocorrem nessa cidade. Aqui ela viveu a sua juventude e adolescência e conquistou muitas amigas. Seu aniversário, no dia 13 de janeiro, foi muito lembrado por eles. Várias mensagens de felicitações foram enviadas por eles à querida sandumonense ausente. Gente fina!
Dentista conceituado
O cirurgião dentista Evandro Sarubbi Mendes, desfruta de elevado conceito nessa cidade, não só na área da saúde bucal, como também nos meios políticos e sociais. Seu nome sempre é lembrado, como um bom candidato a prefeito dessa cidade. Dr. Evandro festejou aniversário no dia 13, ao lado de seus familiares.
Saúde em evidência
O início do atendimento pela ACISPES em Santos Dumont marca um avanço muito importante na área médica dessa cidade. Esse acontecimento era aguardado há muito tempo e chegou graças ao empenho de prefeito Carlos Alberto de Azevedo, que tem na saúde uma das principais metas de seu governo.
Bom senso
Quem não tem formação técnica especializada em medicina não deve opinar sobre os efeitos das vacinas, recomendar ou não a aplicação, e muito menos criticar os especialistas da Anvisa, e dos institutos de pesquisas Fiocruz e Butantã. Nesse caso é preferível ficar calado que correr o risco de falar bobagens. Quanto a declarações e posições pessoais, cada um é responsável pelos seus atos.
Futebol
O futebol brasileiro começa o ano de 2022 vivendo outro momento. Estamos deixando de viver a era do romantismo e paixão pelos clubes do coração passando para a era do pragmatismo, onde os números e os lucros se transformaram nos objetivos principais dos donos das SAF’s. Títulos, conquistas e as torcidas serão apenas consequências. Nessa, o dinheiro e os lucros falarão mais alto.
Estradas danificadas
As chuvas que caíram em Santos Dumont nessa primeira quinzena de janeiro danificaram muito as estradas vicinais do município. Essa foto nos mostra um trecho da estrada que liga a cidade ao distrito de Formoso. A Secretaria de Obras do município está trabalhando incessantemente pera amenizar essa delicada situação.
Desmoralizados
A mudança estranha no posicionamento político de Geraldo Alckmin o deixou bem desgastado perante o eleitorado. Ele hoje, se posiciona contra tudo que falou e pregou em sua vida pública, em relação aos ex-adversários do PT. A ambição política infelizmente imperou e ele escorregou feio na maionese. Seu descrédito hoje é total.
Tá feia a coisa
A Cemig pretende abrir gradualmente as comportas da represa de Três Marias após as chuvas. O Rio São Francisco está com o seu nível bem acima do normal. As cidades banhadas pelo “Velho Chico” estão vivendo clima de alerta máximo. Por falar na Cemig, não justifica mais essa mudança de bandeira na cobrança de suas contas aos consumidores.
Quem é o culpado?
O mundo bate novo recorde e registra mais de três milhões de casos de Covid-19 em um dia. Certamente os partidos de esquerda e a TV Globo vão procurar uma maneira de colocar a culpa no presidente Bolsonaro.
Crime organizado
Pelas notícias divulgadas pela imprensa, se desconfia que o crime organizado já tenha o seu espaço na política brasileira. Milicianos, a camarilha do “colarinho branco” e pessoas ligadas ao narcotráfico circulam livremente pelos gabinetes dos políticos, ocupam cargos de assessores e manipulam não só alguns partidos, como também políticos. Eles exercem até influência nos programas eleitorais de parlamentares inescrupulosos. Os eleitores deveriam ficar bem atentos nesses detalhes na hora de escolherem os seus candidatos, nas eleições desse ano.
Polarização política
Pelo andar da carruagem, apenas dois candidatos vão disputar, com chances de vencer, as eleições presidenciais desse ano: Bolsonaro e Lula. Sendo que o presidente Bolsonaro vai ter contra ele todos os partidos da esquerda, alguns do centro, as entidades de classes, a imprensa tendenciosa e as viúvas da Lei Rouanet. Parada indigesta...
Rio “Amargo”
O famoso Rio Doce, situado no “Vale do Aço”, está com o seu volume de água bem acima do seu nível normal. Várias cidades banhadas por ele foram completamente inundadas, causando sérios prejuízos aos municípios e desalojando e desabrigando centenas de famílias.
Bom potencial
O vereador Conrado (PT), pelo bom trabalho desenvolvido na Câmara, pode vir a ser um bom candidato a deputado estadual por Santos Dumont. Ele é habilidoso e se comunica muito bem com os eleitores.
Atualmente ele apoio o deputado petista Betão, de Juiz de Fora, mas nada impede que num futuro próximo ele almeje este cargo.
Seleção do Tite
Depois de convocar Daniel Alves, Everton Ribeiro, Coutinho e Tiago Silva, o técnico Tite está olhando com muita atenção os atletas Fred e Felipe Melo, do Fluminense; Nenê do Vasco, Fábio do Cruzeiro, Diego Alves do Grêmio e Rever do Atlético Mineiro. Ele com esse time se colocam como favorito, para ganhar a Copa do Mundo no Catar.