Português (Brasil)

Rússia pode atacar Ucrânia 'a qualquer momento', dizem EUA

Rússia pode atacar Ucrânia 'a qualquer momento', dizem EUA

Data de Publicação: 20 de janeiro de 2022 09:48:00 Cerca de 130 mil soldados das Forças Armadas ocupam a fronteira com a Ucrânia

Compartilhe este conteúdo:

Por Redação

A Casa Branca afirmou, nessa terça-feira (18), que a Rússia está em condições de lançar um ataque armado contra a Ucrânia “a qualquer momento” e alertou que a situação atual é “extremamente perigosa”. 

A afirmação partiu da porta-voz do governo dos Estados Unidos, Jen Psaki, que disse em sua coletiva de imprensa diária que, neste cenário, “nenhuma opção está fora da mesa” para os EUA caso a Rússia decida invadir o território ucraniano.

Psaki assegurou que o governo americano tem informações que indicam que a Rússia está se preparando para evacuar famílias de sua embaixada na Ucrânia e vem fazendo isso desde o final de dezembro.

Imagens que mostram o deslocamento de tanques e caminhões de guerra do Exército da Rússia circularam pela internet e apontam que o alerta do governo americano sobre uma possível invasão pode estar correto.

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, viajou para Genebra, na Suíça, para reunir-se com o chanceler russo Serguei Lavror na sexta-feira (21) a fim de tentar amenizar a tensão.

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou que o secretário irá evidenciar o caminho diplomático que ainda há pela frente.

"É escolha do presidente Putin e dos russos decidir se vão sofrer graves consequências econômicas ou não", completou.

Vale ressaltar ainda que a Rússia exigiu respostas imediatas, e uma de suas exigências é impedir o avanço da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no leste Europeu.

Os dois representantes conversaram por telefone, e o russo afirmou que Moscou espera por um retorno sobre as demandas apresentadas no hemisfério ocidental. Vale ressaltar que o país teme que a Ucrânia vire uma base militar para forças norte-americanas e europeias.

Foto: Getty Images

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário