Português (Brasil)

Rio Paraibuna transborda e alaga ruas em Juiz de Fora

Rio Paraibuna transborda e alaga ruas em Juiz de Fora

Data de Publicação: 10 de janeiro de 2022 18:52:00 Acesso Norte foi fechado na altura do Bairro Industrial; vias do bairro também foram tomadas pela água. Ponte de ferro vermelha (Domingos Alves Ferreira), em Santa Terezinha, também precisou ser interditada para o tráfego de veículos

Compartilhe este conteúdo:

Por tribuna de Minas 


Juiz de Fora registrou mais uma forte chuva na tarde desta segunda-feira (10). Com as novas pancadas, o Rio Paraibuna transbordou na altura do Bairro Industrial, na Zona Norte da cidade. A ponte de ferro vermelha (Domingos Alves Ferreira), em Santa Terezinha, também precisou ser interditada para o tráfego de veículos devido ao grande volume de água. Segundo a Defesa Civil, a estrutura suporta o nível de até 4,35 metros. Por volta das 17h, o nível do rio era de 3,98m.

Pancadas intensas a partir das 15h


Por volta das 15h, a água começou a tomar conta de parte da Avenida Garcia Rodrigues Paes, conhecida como Acesso Norte. Os ônibus, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) passaram a ser desviados para a Avenida JK, que também apresentou pontos de alagamentos durante a pancada mais forte, mas teve a situação controlada posteriormente.

Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), os bairros que tiveram maior concentração pluviométrica na cidade foram Monte Castelo, com 37,56 milímetros em apenas na última hora; seguido pelo São Pedro, com 22,41 milímetros; além de Humaitá, com 22,42 milímetros.

Outros pontos de alagamento

O córrego São Pedro, que corta os bairros do Vale do Ipê e Democrata, também transbordou nesta tarde. A água ultrapassou o limite da ponte na Rua Benjamim Guimarães, no trecho de ligação com o Bairro Democrata. Os veículos que transitavam pela via não se arriscaram a passar e faziam o retorno para o Bairro Santa Catarina, onde ocorreu retenção no trânsito no sentido Morro da Glória. A Rua Feliciano Pena também estava sem passagem para automóveis por volta das 16h.

Outros pontos de alagamento também foram registrados na Avenida Barão do Rio Branco, no Centro. No local, as chuvas também acarretaram o deslizamento de um barranco em cima de um ponto de ônibus. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), o ponto foi desativado e a via interditada em meia pista.

Em Santa Terezinha, as águas do Paraibuna chegavam próximo à ponte de ferro vermelha (Domingos Alves Ferreira) por volta das 17h.

Alerta de Chuvas da Defesa Civil

A Defesa Civil da Prefeitura emitiu, nesta segunda-feira (10), alerta para possíveis tempestades na cidade, com possibilidade de acumulado de chuva de 50 a 100 milímetros por dia. O alerta é válido até a manhã de terça-feira (11).

Conforme a pasta é preciso ficar atento a possibilidade de alagamento, transbordamento de rios e córregos que cortam o município e de deslizamentos de terra. “A população deve ficar atenta para indícios de ameaça de deslizamentos, como trincas e fissuras nas moradias e trincas e movimentação de solo nos terrenos. Quem estiver em local seguro, deve permanecer até o fim da chuva intensa. Além disso, a Defesa Civil pede que as pessoas evitem transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios.

Após as chuvas contínuas dos últimos dias, o nível do Rio Paraibuna está em 3,39 metros, de acordo com a estação hidrológica do Cemaden instalada na Ponte do Santa Terezinha”, informou a nota da Defesa Civil.

 

Fotos: Fernando Priamo

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário