Português (Brasil)

Dique de barragem transborda em Nova Lima e interdita BR-040

Dique de barragem transborda em Nova Lima e interdita BR-040

Data de Publicação: 8 de janeiro de 2022 11:53:00 Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve rompimento da barragem e não há, até o momento, registro de vítimas fatais. Equipes da Via 040 trabalham para a limpeza do local, no entanto, ainda não há previsão para a liberação da pista

Compartilhe este conteúdo:

Por Redação 


Um dique da Mina Pau Branco, da Vallourec, transbordou na manhã deste sábado (08), em Nova Lima, na região Metropolitana de Belo Horizonte. A água reservada pela estrutura invadiu a BR-040. O Corpo de Bombeiros informou que não houve rompimento de barragem e não há, até o momento, registro de mortes. Quatro guarnições estão a caminho do local, juntamente com o Batalhão de Operações Aérea.

De acordo com o tenente Pedro Aihara, porta-voz da corporação, em decorrência da chuva dos últimos dias, o dique transbordou, mas o maciço da barragem permanece íntegro, sem problemas estruturais.

"A região foi afetada pela forte chuva e no local há uma estrutura de contenção de água das chuvas, um dique, que fica próximo ao Alphaville. Em decorrência da quantidade de água acumulada, ocorreu um transbordamento dessa estrutura, que para padrões de barragem é considerada pequena, e essa água acabou atingindo a região da BR 040. Não há nenhuma vítima fatal ou comunidade que esteja em risco neste momento que demande qualquer tipo de ação de evacuação", afirmou Aihara.

De acordo com a Via 040, concessionária que administra o trecho da BR-040 afetado, a rodovia está totalmente interditada na altura do KM 562 devido ao material carreado da mineradora.

Às 11h50, havia congestionamento de 2 km em ambos os sentidos, sem previsão de liberação da pista. Equipes da empresa atuavam para retirar o material.

**Matéria em atualização**

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário