Português (Brasil)

Juiz de Fora e Barbacena somam 5 casos confirmados da variante Ômicron

Juiz de Fora e Barbacena somam 5 casos confirmados da variante Ômicron

Data de Publicação: 3 de janeiro de 2022 21:13:00 Resultado das amostras foi divulgado pela pela Secretaria de Estado de Saúde, por meio do painel de monitoramento atualizado no último dia 29 de dezembro. São três casos em Barbacena e dois em Juiz de Fora

Compartilhe este conteúdo:

Por Redação 

Juiz de Fora e Barbacena contabilizaram 5 amostras da variante ômicron até o dia 29 de dezembro de 2021. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde Minas Gerais (SES-MG) no painel de monitoramento. Segundo o painel de monitoramento estadual, são duas amostras em Juiz de Fora e três em Barbacena.

A Prefeitura de Juiz de Fora informou que os dois pacientes positivos são residentes em Juiz de Fora, e que retornaram de viagem recente ao exterior.

"Os casos são monitorados pela Vigilância Epidemiológica que realizou todos os protocolos de isolamento. Um deles manifestou sintomas leves e o outro está assintomático. Para conter o avanço da variante, bem como das outras cepas, a Secretária de Saúde (SS) reforça a importância da vacinação completa contra a Covid-19 e da manutenção dos cuidados, como uso correto da máscara, higienização frequente das mãos com água, sabão ou álcool em gel", informou em nota.

Já a Prefeitura de Barbacena informou que as pessoas positivadas são dois homens e uma mulher.

"Com relação aos casos confirmados, trata-se de duas pessoas do sexo masculino e uma do sexo feminino. Os infectados tinham como países de origem Quênia e Holanda e estavam em viagem ao Brasil, com destino a Barbacena.

Os casos foram identificados, após apresentarem sintomas gripais e realização de teste rápido de antígeno reagente. A Vigilância Epidemiológica, em conjunto com o médico infectologista Herbert Fernandes, realizaram visita domiciliar, para análise da situação clínica dos pacientes, assim como coleta de amostra de swab nasal via RT-PCR.

Todos os pacientes foram avaliados, monitorados e testados, assim como seus contatos, mantendo isolamento indicado, com resposta positiva a infecção, sem intercorrências e necessidade de internação. Findando período crítico, sendo liberados do isolamento".

Cenário estadual

Na última atualização da SES-MG, o Estado tem 138 de casos confirmados da variante ômicron, incluindo os de Juiz de Fora e Barbacena. A cidade com mais registros é Belo Horizonte, com 76 infectados pela ômicron.

Em nota, a pasta informou que entre os casos positivos do estado, há registros de pacientes sem histórico de viagem internacional ou contato com caso confirmado da nova variante ou algum viajante que tenha chegado do exterior.

"Diante das investigações realizadas, número de confirmações e distribuição dos casos pelo território, já é possível afirmar que existe transmissão comunitária da variante Ômicron no estado", afirmou.

Quanto ao perfil demográfico dos casos identificados com a variante Ômicron notificados à SES-MG, a idade variou entre 3 e 68 anos, com mediana de 36 anos. Um total de 74 casos do sexo feminino (53,6%) e 64 casos do sexo masculino (46,4%). Com relação a vacinação contra Covid-19, 17 apresentam registro da vacina e 121 casos a situação vacinal está em investigação.

Diante das investigações epidemiológicas realizadas até o momento, não houve necessidade de internação hospitalar, apenas com isolamento domiciliar, cumprindo os protocolos de saúde e sanitários.

Além dos 138 casos positivos, a SES-MG está monitorando outros 12 casos que, até o momento, são considerados suspeitos para a variante Ômicron.

A SES-MG informou, ainda, que mantém o monitoramento genômico e a vigilância epidemiológica acompanhando a incidência da doença causada pelo coronavírus no estado. A Secretaria reforçou que os dados são dinâmicos e podem ser atualizados a qualquer momento.

"O CIEVS-Minas acompanha todas as notificações feitas pelos municípios, dando as orientações e viabilizando os recursos necessários para as medidas que devem ser adotadas para conter possíveis surtos. Além disso, a SES-MG enfatiza a importância da vacinação contra Covid-19 (esquema completo e dose de reforço), bem como as recomendações sanitárias, como o uso correto de máscaras, lavagem das mãos com frequência e evitar aglomerações", pontuou.

 

Foto: Reuters

Compartilhe este conteúdo:

  1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Devemos manter a vacina em dia e continuar seguindo os protocolos de segurança sem relaxar em momentos de diversão.