Português (Brasil)

Vídeo: Santana do Deserto é atingida por tromba d'água; cerca de 50 famílias estão desalojadas

Vídeo: Santana do Deserto é atingida por tromba d'água; cerca de 50 famílias estão desalojadas

Data de Publicação: 28 de dezembro de 2021 13:37:00 Vice-prefeito estima que 150 pessoas tenham sido afetadas de alguma maneira por conta da chuva. Escola Juscelino Kubitschek e Câmara Municipal servem de abrigo para as famílias que precisaram sair de suas casas

Compartilhe este conteúdo:

Por Redação 

Uma chuva forte causou prejuízos a moradores de Santana do Deserto, nessa segunda-feira (27). O município tem cerca de 4 mil habitantes e está localizado na Zona da Mata mineira, a pouco mais de 90 km de Santos Dumont.

Os órgãos oficiais ainda calculam as perdas e iniciam o acolhimento das famílias afetadas pelas chuvas. No entanto, as primeiras informações dão conta de que pelo menos 50 famílias ficaram desalojadas e 14 desabrigadas.

Após a chuva, o nível de água voltou à normalidade. Segundo os Bombeiros, moradores com dificuldade de locomoção foram auxiliados pela Polícia Militar para saírem de suas residências.

Segundo o vice-prefeito de Santana do Deserto, Ricardo Viana de Lima, o estrago foi causado por duas trombas d’água, em diferentes pontos da cidade, que geraram enxurradas. “Por onde passou, (a água) levou calçamento de ruas, entrou nas casas. As pessoas perderam coisas mas, graças a Deus, não houve vítimas fatais”, relata o representante do executivo, que estima entre cem e 150 pessoas afetadas pelas chuvas. “Algumas até com paredes e telhas de casas derrubadas”, diz.

Por conta dos estragos, algumas famílias foram alocadas na Escola Municipal Juscelino Kubitschek e outras foram direcionadas para a Câmara Municipal de Santana do Deserto para passar a noite. Ainda houve pessoas, segundo o vice-prefeito, que conseguiram abrigo em casas de amigos ou de familiares. “As escolas disponibilizaram almoço (nesta terça). São pessoas que perderam imóveis, perderam tudo”, lamenta Lima.

O Município chegou a registrar falta de energia elétrica, o que foi mitigado com ajustes da Cemig na manhã desta terça-feira (28), mas ainda há pontos da cidade com problemas no fornecimento.

A Prefeitura solicita doações dos seguintes materiais:

  • Higiene pessoal (sabonete, pasta de dente, escova de dente, papel higiênico);

  • Vestuário (calça, bermuda, blusa, calçado);
  • Roupa de cama (lençol, fronha e coberta);
  • Toalha de banho (infantil e adulto).

As doações devem ser entregues em um dos postos oficiais de recolhimento, garantindo, assim, que os itens doados cheguem às pessoas que realmente encessitam:

  • Centro: Prefeitura, Escola JK, CRAS e Posto de Saúde;
  • Bairro das Flores, Migliano e Serraria: Posto de Saúde do Bairro e Padaria da Grazy;
  • Ericeira, Silveira Lobo e Sossego: Posto de Saúde.

Veja alguns vídeos gravados por moradores:

 

 

Fotos e vídeos: Enviada por moradores

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário