Português (Brasil)

Caso Pedro Henrique: policial civil suspeito de efetuar disparo contra o jovem se apresenta à Delegacia Regional de Barbacena

Caso Pedro Henrique: policial civil suspeito de efetuar disparo contra o jovem se apresenta à Delegacia Regional de Barbacena

Data de Publicação: 23 de dezembro de 2021 19:21:00 Segundo a PCMG, caso será investigado pelo Núcleo Correcional de Barbacena. Testemunhas começaram a ser ouvidas

Compartilhe este conteúdo:

Por Peterson Escobar - Repórter 

O policial civil, apontado como um dos suspeitos de efetuar o disparo de arma de fogo que resultou na morte de Pedro Henrique Barbosa Amorim, se apresentou à Delegacia Regional de Barbacena, acompanhado de seu advogado, na tarde dessa quarta-feira (22).

A morte de Pedro Henrique aconteceu na noite da última terça-feira (21), na BR-040, em Santos Dumont. Na oportunidade, diversas pessoas saquearam um caminhão que transportava batatas e tombou no km 730 da rodovia. Em meio à confusão, Pedro foi atingido por um tiro.

Segundo a PCMG, as investigações serão desenvolvidas pelo núcleo correcional de Barbacena. O trabalho pericial e de necrópsia foram requisitados e as primeiras testemunhas foram ouvidas. Por meio de uma nota a instituição divulgou que as chefias de Departamento e da Delegacia Regional estão "acompanhando as apurações, asseverando que não coadunam com desvios funcionais ou legais, e buscarão a verdade real dos fatos, para uma adequada responsabilização da autoria do evento que se apura através de inquérito policial". 

O Portal 14B apurou que o policial civil em questão chegou a trabalhar na cidade de Conselheiro Lafaiete antes de ser transferido, há cerca de três anos, para Santos Dumont, onde atuava com maior frequência no setor destinado à emissão de carteiras de identidade. Por residir e ter familiares em Barbacena, era corriqueiro o policial fazer o trajeto entre as duas cidades pela BR-040. Ainda conforme apuração da reportagem, o policial foi afastado das funções em Santos Dumont.

A PCMG trata o caso como urgente e a expectativa é que as investigações sejam concluídas em até 30 dias, caso não haja novos desdobramentos.

Na noite do crime, testemunhas relataram aos policiais terem ouvido mais de um tiro. A reportagem apurou que no local onde foi feito o disparo de arma de fogo foi encontrada uma cápsula de arma calibre .380, diferente de uma arma calibre .40, normalmente usada pelos policiais civis. A perícia vai investigar se o projétil que atingiu Pedro Henrique ficou ou não alojado no corpo do jovem. Haviam mais pessoas armadas no local, que também serão ouvidas pelos investigadores.

Relembre o caso

Nessa semana, o Portal 14B mostrou que após o tombamento de um caminhão na BR-040, um saque à carga de batatas terminou em tragédia. O jovem identificado como Pedro Henrique Barbosa Amorim morreu após ser atingido por um disparo de arma de fogo. Segundo testemunhas, o tiro teria sido feito por um policial civil. Pedro morreu a caminho do hospital, em uma ambulância da Via 040. A concessionária que administra a via, inclusive, teve um veículo apedrejado em meio à confusão.

Delegado da PCMG se reúne com prefeito de Santos Dumont

Na manhã desta quinta-feira (23), o delegado da PCMG em Santos Dumont, Cleber Faria, foi autorizado pela delegada Regional, Flávia Murta, a se encontrar com o prefeito Carlos Alberto de Azevedo (Cidadania). Embora o caso seja investigado pela unidade de Barbacena, Cleber foi até à Prefeitura detalhar e esclarecer alguns pontos ao chefe do Executivo, já que a ocorrência aconteceu dentro dos limites do município de Santos Dumont.

Segundo Cleber Faria, não houve nenhuma ordem de serviço partida de Santos Dumont para atender a ocorrência de tombamento de caminhão e o posterior saque à carga de batatas. No entanto, o delegado explicou, que numa situação de crime, o agente de segurança pública pode intervir, mesmo sem ter sido designado anteriormente para isso.

Alto índice de acidentes na região chama a atenção de autoridades 

Nos últimos cinco meses, há registro de pelo menos quatro saques expressivos de cargas de caminhões tombados na BR-040 próximo a Santos Dumont. A reportagem apurou que o tema já foi alertado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), principalmente no trecho que compreende Correia de Almeida, distrito de Barbacena, até a altura de Paula Lima, distrito de Juiz de Fora.

Na região, há grupos que se organizam para cometer ações que facilitem acidentes na BR-040, como derramamento de óleo na pista, queimada de vegetação às margens da pista visando prejudicar a visibilidade de motoristas e até mesmo arremesso de pedras contra os veículos para forçar uma parada.

A PCMG informou que em Santos Dumont há grupos que se comunicam pelo Whatsapp com a finalidade de trocar informações sobre acidentes e possibilidade de saquear as cargas. A ideia é que o grupo compareça ao local em grande quantidade de pessoas para coibir funcionários da Via 040 ou agentes de segurança em menor número.

As autoridades investigam os casos.

 

Fotos: Divulgação / Peterson Escobar / Enviada por leitores

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário