Português (Brasil)

IF Sudeste MG abre nesta sexta-feira inscrições gratuitas para mais de 180 vagas em cursos no campus Santos Dumont

IF Sudeste MG abre nesta sexta-feira inscrições gratuitas para mais de 180 vagas em cursos no campus Santos Dumont

Data de Publicação: 19 de novembro de 2021 19:00:00 Inscrições vão até 20 de dezembro e poderão ser feitas pela internet ou de forma presencial; veja os dias e horários de atendimentos

Compartilhe este conteúdo:

Por Redação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais abriu, nesta sexta-feira (19), as inscrições para mais de 3.900 vagas para o primeiro semestre de 2022. As vagas serão distribuídas em 115 cursos técnicos, pós-técnicos, graduação, pós-graduação lato e strictu sensu, nas 10 unidades da região. Em Santos Dumont são 185 vagas.

Segundo o IF Sudeste MG Campus Santos Dumont, embora as inscrições sejam feitas pela internet, atarvés do site https://www.ifsudestemg.edu.br/, os candidatos, se precisarem ou preferirem, também podem recorrer ao atendimento presencial. No Campus Santos Dumont, localizado na rua Técnico Panamá, nº45, no bairro Quarto Depósito, ele será prestado pela Secretaria às terças e sextas-feiras - já a partir de 19/11, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h. Dúvidas específicas sobre cursos da unidade e atendimento podem ser esclarecidas por (32) 9 8469 7150 (atendimento também por WhatsApp das 09h às 17h) ou pelo copese.santosdumont@ifsudestemg.edu.br.

Os candidatos devem informar na inscrição o próprio CPF e um e-mail válido e seguir todos os passos do cadastro, até confirmá-lo. No momento de anexar o comprovante solicitado para as notas (declaração, boletim ou histórico escolar no caso dos cursos técnicos e Boletim do Enem para a graduação, por exemplo), vale conferir se está em um dos formatos aceitos (detalhes no edital). A lista provisória dos inscritos será divulgada em 18 de janeiro. A publicação do resultado final da seleção está prevista para 26 de janeiro, quando também serão disponibilizados os editais de matrícula.

Campus Santos Dumont

Nesta seleção, a unidade de Santos Dumont abre oportunidades para três públicos diferentes e um total de 185 vagas. Quem está concluindo o Ensino Fundamental tem a chance de cursar tanto o Ensino Médio quanto o curso técnico em uma formação integrada no Instituto Federal. São 30 vagas para cada uma das três áreas (sempre com aulas de manhã e à tarde e três anos de duração): Eletrotécnica, Mecânica e Guia de Turismo. As duas primeiras opções do eixo de Controle e Processos Industriais, de forma geral para quem tem mais afinidade com as Ciências Exatas, e a última do eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer, normalmente para quem gosta mais das Ciências Humanas.

 

Também existem duas opções de cursos técnicos para quem, já tendo iniciado ou concluído o Ensino Médio, busca uma qualificação profissional e uma vaga no mercado de trabalho mais rapidamente. São cursos da modalidade concomitante/subsequente: Logística, do eixo de Gestão e Negócios, com aulas à tarde e duração de um ano e meio, e Manutenção de Sistemas Metroferroviários, do eixo de Controle e Processos Industriais, com aulas à noite e duração de dois anos. Estes cursos abrem, respectivamente, 30 e 35 vagas.

Com uma série de oportunidades profissionais já durante a formação, o curso de graduação do IF Sudeste MG em Santos Dumont nesta seleção é a Licenciatura em Matemática. São 21 vagas para o Processo Seletivo (Enem 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020) e outras nove para o Sisu (para quem fizer o Enem 2021). Os futuros professores de Matemática terão aulas à noite e, ao longo dos quatro anos de curso, a possibilidade de valiosas experiências na formação como educadores matemáticos, tanto nas salas de aula e laboratórios do IF quanto em programas com bolsas como o Pibid e a Residência Pedagógica e projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Seleção

Assim como nas edições mais recentes da seleção para o IF Sudeste MG, segundo a instituição, não haverá provas tradicionais. No caso dos cursos técnicos concomitantes/subsequentes ao Ensino Médio (aquele que o estudante faz enquanto está no 2º ou no 3º ano em outra instituição ou depois de concluir o Ensino Médio), serão consideradas as notas obtidas em Português, Matemática, História e Geografia no 9º ano do Ensino Fundamental, mesmo critério da seleção para a modalidade pós-técnico. Para o acesso aos cursos técnicos integrados (Ensino Médio e curso técnico, ambos no IF, ao longo de três anos), valem as notas nas mesmas disciplinas no 8º ano. 

Para tentar uma vaga em um curso de graduação, os candidatos deverão utilizar as notas de uma destas edições do Enem: 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020. Quem não participou do Exame Nacional do Ensino Médio em um desses anos, mas fará a prova de 2021, poderá tentar uma vaga por meio do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Já para a pós-graduação, as regras da seleção são específicas: cada um dos cursos, lato ou stricto sensu, tem um edital próprio. Todos estão disponíveis para consulta em www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo.

 

 

Foto: Peterson Escobar

Edição: Gláucia Rabello

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário